22/08/2023

Entre Rios celebra a Árvore de Maio

imagem-25588

 

O colorido de trajes típicos, a alegria da música tradicional alemã e estandes oferecendo doces e salgados marcam este domingo (1° de maio), no distrito de Entre Rios em Guarapuava. Descendentes dos imigrantes suábios do Danúbio, que na década de 50 fundaram a Cooperativa Agrária e cinco comunidades de agricultores, realizarão a 2ª Festa da Árvore de Maio. A festa começará às 10h30 na Praça Nova Pátria, em frente ao prédio administrativo da Agrária. A programação prevê apresentações culturais e comidas típicas.
Antiga tradição trazida da Europa pelos suábios, a chamada “árvore de maio”, ou Maibaum, em alemão,  é um mastro enfeitado com guirlandas de ramos verdes adornadas de fitas, garrafas e flores. Em vilarejos rurais europeus, agricultores e população instalam a árvore, geralmente em praças, entre 30 de abril e 1º de maio. Entre outros significados, o costume simboliza a renovação da natureza e das lavouras trazida com a primavera (no hemisfério norte).
Em Entre Rios, até agora, os suábios e seus descendentes vinham mantendo a tradição com a instalação da árvore de maio, na última noite do mês de abril, em praças da localidade. Desde 2010, porém, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, apoiada pela Agrária, inclui a festa típica no calendário da comunidade suábia.A intenção da Fundação Cultural foi transformar a tradição num evento festivo da comunidade.  Segundo a tradição, a  Árvore de Maio está presente em várias culturas do norte da Europa e significa alegria com a chegada da primavera, com a fertilidade da terra e ao mesmo tempo integração com os ciclos da natureza
“Na Alemanha e na Áustria, se faz uma grande festa (de Maibaum) no dia 1º de maio. Nossa ideia é resgatar esta tradição”, disse a coordenadora da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, Maria Dolores Schneiders. De acordo com a coordenadora, a realização do evento durante o dia também visa contribui para maior presença da comunidade. “No dia 30 de abril, normalmente já está muito frio à noite e fica mais difícil para crianças ou pessoas de idade participarem”, observou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.