22/08/2023


Cotidiano

Época é a ideal para vacinação contra a gripe

imagem-4551

Com a chegada do outono, elevam-se as preocupações com as infecções respiratórias, particularmente as virais. De acordo com o pediatra Gilberto Saciloto (foto), não é só uma questão de época propícia, mas também está ligada a sazonalidade. À medida que vai entrando o outono e inverno (março e abril) ocorre uma ativação natural do vírus. “É um problema que tem que ser enfrentado. Não é a toa que a campanha de vacinação ocorre nesta época, para que quando chegar o inverno a pessoa esteja imune”, observa.
A gripe, causada pelo vírus influenza, é uma infecção do nariz, garganta e pulmões. O vírus se transmite de pessoa a pessoa. A maior parte das pessoas infectadas pelo vírus irá apresentar-se bem após uma semana de doença. Porém, algumas pessoas (crianças jovens, mulheres grávidas, pessoas idosas e as pessoas com problemas crônicos de saúde) podem ficar muito doentes e algumas podem até morrer.
A maioria das pessoas com a gripe pelo vírus influenza apresenta sintomas de cansaço, febre, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta, coriza e dor muscular. Algumas pessoas, especialmente as crianças, também podem ter problemas estomacais e diarréia. A tosse pode durar duas semanas ou mais.
Saciloto observa que Guarapuava com as suas características de mudança climática ativa mais facilmente o vírus. Ele lembra que um dos problemas é que muitas vezes as pessoas esquecem de carregar um agasalho. Saem pela manhã com o clima quente e são pegas pelo frio desprevenidas no final da tarde. “Se agasalhar é uma maneira de prevenção”, indica.
Outras maneiras de prevenção é manter as vias aéreas livres, evitar ambientes fechados e dar uma atenção especial aos aparelhos de ar condicionado. “Cresceu o número de compra de ar condicionado em nossa cidade, e isto preocupada, porque se eles não forem preparados e limpos é mais uma fonte de doença”, alerta.
O médico lembra que estamos na época da prevenção, seja ela contra o câncer, a velhice, o enfarte, entre outros. A medicina que se faz hoje é extremamente preventiva. “Na época que cheguei a Guarapuava se internava muita gente, hoje não se interna mais. É um dos resultados da medicina preventiva”, comemora.

VACINA
Mas o melhor modo de proteção contra a gripe ainda é a aplicação da vacina contra o vírus da influenza. E de acordo com Saciloto, está é a época de se fazer a vacina, tanto em crianças como em adultos.
Como todo ano o vírus entra em mutação, a vacina também a cada ano é nova. Ainda não se descobriu uma vacina definitiva, assim ela tem efeito por um ano. “O vírus da gripe é altamente mutante”, aponta.
A campanha nacional, que deve ser lançada em breve, imuniza pessoas acima de 65 anos. Mas crianças a partir de seis meses podem ser vacinadas. Dos seis meses aos três anos é feita duas doses. A metade da dose em duas vezes. A partir dos três anos é uma dose só. “Pessoas que têm mais sintomas respiratórios e pacientes alérgicos devem tomar a vacina. Como também fumantes e quem possui patologias cardíacas”, enfatiza.
A vacina tem mantido o seu preço há alguns anos. Em Guarapuava, o preço oscila entre R$ 38 e R$ 50. De acordo com o alergista e imunologista clínico, está comprovado que para tratar uma gripe uma pessoa gasta de três a quatro vezes mais que o valor de uma vacina.
A vacina pode ser encontrada na Clínica Bambina. Informações pelo telefone 3622 1510.

Texto e foto: Andréa A. Alves

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo