Da Redação com Secom
Guarapuava – Mais um importante passo para a implantação dos voos comerciais em Guarapuava foi dado na manhã desta terça (06), já que uma equipe da Azul Linhas Aéreas Brasileiras esteve em Guarapuava para fazer uma visita técnica no aeroporto. O objetivo foi avaliar as condições para que a Azul possa operar voos comerciais já no primeiro semestre de 2017. “Este é mais um passo para garantir a oferta de voos comerciais em Guarapuava. Estamos trabalhando para que a Azul possa operar o quanto antes em nossa cidade”, explica o prefeito Cesar Silvestri Filho.
De acordo com Ronaldo Veras, assessor da presidência da Azul, são necessárias pequenas adequações para que a empresa possa implantar a aviação comercial no município. “Guarapuava tem uma boa estrutura. Podemos observar isso pelo tamanho da pista. Agora nossa equipe está circulando para avaliar a parte de combate a incêndio e apoio às aeronaves, mas vemos que o município está a frente de muitos outros que também querem a parceria da Azul para ofertar voos comerciais”, comenta Ronaldo ao esclarecer que, após a autorização da ANAC, em 60 dias a Azul estará operando voos em Guarapuava. “Guarapuava está no caminho certo e todo esforço, por parte do prefeito e sua equipe, estão sendo de grande importância para agilizar a vinda da Azul para Guarapuava”.
Com a aprovação do projeto do terminal de passageiros, por parte da Azul, o próximo passo agora é a aprovação da ANAC. “A fase dos projetos já está finalizada, pois precisamos atender inúmeras exigências da agência reguladora. Com a homologação do projeto e apoio dos empresários guarapuavanos iniciaremos as obras de adequações”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur. Ainda não há previsão para que essas adequações começem a ser atendidas, mas segundo a Secretária de Comunicação Social, elas devem começar o quanto antes.
A implantação dos voos comerciais em Guarapuava é uma antiga reivindicação no município. Com a chegada da Azul, será oferecida a linha aérea Guarapuava X Campinas. No terminal de Viracopos os passageiros terão mais de 100 destinos de voos nacionais e internacionais. “Com essa confirmação, as portas do Brasil e do mundo se abrem para Guarapuava. É a prova de que estamos no caminho certo, nos fortalecendo cada vez mais como cidade polo no Paraná e referência para toda a região, além de ser atrativa para os grandes investimentos”, finaliza o prefeito Cesar Filho.