Equipes de médicos de São Paulo e Curitiba estão neste momento no Centro Cirúrgico do Hospital Santa Tereza correndo contra o tempo para retirar os órgão de Gustavo Mendes, a tempo de eles serem transportados e transplantados em outros pacientes. Segundo Daiany Blum, da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, o coração é o órgão que demanda de mais cuidado e rapidez em sua retirada. Após ser retirado ele tem quatro horas de funcionamento até ser transplantado. A estimativa é que o coração de Gustavo seja levado para São Paulo até às 16h15.
A equipe do Rio Grande do Sul, que também participaria do procedimento, não se deslocou a Guarapuava pois não houve compatibilidade do pulmão de Gustavo com o paciente que aguardava o órgão.
Morte de garoto de 14 anos comove guarapuavanos
Órgãos de garoto com morte cerebral serão doados para SP, RS e PR
Ainda de acordo com Daiany, procedimentos como esse são inéditos na região e necessitam de uma logística muito grande para acontecer, já que são muitos fatores precisam ser avaliados para que o transplante ocorra com sucesso.
Em Guarapuava, o caso de Gustavo é o segundo transplante realizado na cidade. O primeiro aconteceu também em 2014, há pouco mais de um mês, quando os órgãos de Elis Regina Jalskuski foram doados a pacientes de Curitiba