22/08/2023
Agronegócio

Erosão e estradas destruídas são os maiores prejuízos na agropecuária

imagem-73804

Por Cristina Esteche – Foto/Junior Borba de Reserva do Iguaçu

A erosão nas lavouras com perda de área  e de nutrientes  e a destruição de estradas, pontes, pontilhos e boeiros são os maiores prejuízos causados pela enchente nos 12 municípios que compõem o Escritório Regional da Secretaria Estadual da Agricultura em Guarapuava. A informação é do chefe da regional, Artur Bittencourt  Filho à Rede Sul de Notícias. Segundo ele, a regional ainda não possui um levantamento oficial, possível somente nas próximas semanas.  “Nossos técnicos estão no interior, mas há lugares onde não é possível chegar”.

A produção de leite, embora esteja na entressafra,  também foi prejudicada já que muitos produtores não puderam tirar a produção, por vários dias, por causa da precariedade de acessos. O mesmo acontece com a retirada de madeiras para o abastecimento de indústrias, colheita de erva-mate e de animais para abate. O acesso dos produtores também está prejudicado.

Especificamente na agricultura, as perdas não devem ser consideráveis. De acordo com o agrônomo, as culturas de verão já estão colhidas, restando apenas áreas pequenas de feijão da seca, o equivalente a 7 ou hectares, e o milho safrinha. As culturas de inverno estão no início do plantio, principalmente, nas áreas de trigo.  “O prejuízo não deve ser significativo”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.