O Ano Novo é o momento perfeito para se jogar em rituais que tragam prosperidades e boas novas para o ano que se segue. Uma sugestão das boas para renovar as energias e atrair coisas boas são os banhos de erva, claro. Que tal algumas dicas? Cada planta tem uma finalidade e para escolher, é preciso conhecer as propriedades delas e definir o que você quer receber com o banho.
Lavanda – pureza e calma
Rosas Brancas – limpeza emocional e espiritual
Arruda – quebra demanda, limpeza energética
Boldo – conexão espiritual, limpeza energética
Canela – disposição, amor-próprio
Rosas Vermelhas – cura emocional, amor-próprio
Guiné – limpeza espiritual
Louro – prosperidade, limpeza
Pimenta preta – desintoxicante
Alecrim – bom para apatia e depressão, pois é cardiotônico, alimenta e vitamina o corpo e melhora o trato respiratório e cardíaco
Melaleuca – antisséptico, anti-inflamatório e ótimo cicatrizante
Manjericão – indicado para estresse, pois promove o equilíbrio mental
Cânfora – auxilia também na circulação e digestão
Alfazema – ameniza ansiedade, nervosismo, insônia e estresse
Macela – ótimo calmante e relaxante muscular
Sálvia – boa para tratar ansiedade
COMO FAZER?
- Ferva a água – os banhos devem ser preparados com dois litros de água quente.
- Desligue o fogo e jogue um punhado de cada erva escolhida – importante: não ferva as ervas. Espere a infusão acontecer e a água atingir uma temperatura que seja apropriada para o banho.
- Se tiver sal grosso não use na cabeça, jogue do pescoço para baixo, mas se só tiverem ervas na infusão, use sem medo sobre a cabeça. Não misture muitos ingredientes – um bom banho não precisa de muitos elementos.
As ervas in natura possuem propriedades aromáticas e energia não alterada pelos processos industriais. São organismos vivos que têm sua energia, funcionando como remédios vivos, quando aplicados em florais alquímicos e também nos banhos. Mas nada te impede de usar óleos no banho, para potencializar o aroma!
Leia outras notícias no Portal RSN.