Da redação – A Escola de Governo criada pelo ex-governador Roberto Requião ganha nova roupagem no mandato de Orlando Pessuti (foto).
O novo governador do Paraná vai descentralizar a escolinha para o interior do Estado em forma de audiências públicas que deverão envolver prefeitos, vereadores, associações de municípios e a população.
A nova versão da escolinha se assemelha às audiências públicas que já vem sendo realizadas pelo ex-prefeito de Curitiba Beto Richa, desde o seu primeiro mandato como prefeito da capital paranaense. Nas contas de Richa mais de 300 audiência spúblicas já foram realizadas.
A intenção de Pessuti é levará sua equipe para que, ao fim dos encontros, secretários de Estado e presidentes de empresas públicas realizem audiências públicas com a população e lideranças locais. A primeira Escola de Governo no interior será realizada no dia 22 de abril, na região dos Campos Gerais. Outros cinco encontros estão previstos até o mês de julho: na região Norte, Noroeste, Cascavel, Guarapuava e Região Metropolitana de Curitiba.
Na execução desse projeto está o diretor-executivo do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipem-PR), Galdino Alves Junior, que possui uma ligação estreita com Guarapuava. Já foi diretor da unidade do Sesc e trabalhou nas administrações dos ex-prefeito Nivaldo Kruger e Vitor Hugo Burko.
Galdino vai organizar os encontros, onde em cada um deles devem participar até três associações de municípios. “Com isso, estarão presentes representantes de cerca de 50 cidades por vez. A ideia é aproximar a administração estadual das prefeituras, mas o princípio da Escola de Governo continua o mesmo, que é priorizar o relacionamento próximo à sociedade”, observou.
O passo seguinte, segundo Galdino, será reunir servidores da Rede de Governo, da Casa Civil e das Secretarias de Estado da Comunicação Social e do Planejamento, para organizar a primeira reunião regional. “Vamos realizar essa tarefa num verdadeiro trabalho em equipe”, completou.
Segundo explicou o governador Pessuti, o Governo Estadual vai intensificar o contato com o interior do Estado. “É a continuação de um trabalho que vem sendo bem sucedido, de aumentar nossa presença no interior. Além disso, é uma reivindicação de lideranças e uma forma de demonstrar o valor que temos dado a todas as nossas regiões”, afirmou Pessuti.
As associações dos municípios também participarão dos encontros, quando o Governo Estadual fará uma prestação de contas específica para a região. No mesmo dia, no período da tarde, secretários, presidentes de autarquias e empresas atenderão aos prefeitos, vereadores, sociedade civil organizada e a comunidade. O governador Orlando Pessuti aproveitará o deslocamento para inaugurar obras nas regiões. (Cristina Esteche com informações da AEN)