Uma parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece cursos de qualificação profissional aos guarapuavanos na Praça Cleve. O Projeto Escola Móvel atende na cidade até novembro.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona destacou a importância das atividades.”Esses cursos são capacitações para o mercado de trabalho para pessoas que não conseguem arcar com esse investimento. Nosso objetivo é oferecer aos participantes uma condição autônoma. Isso para que possam desenvolver alguma atividade com a formação e melhorar a renda mensal”.
De acordo com a assessoria, nessa primeira etapa, os cursos de manutenção de motocicleta, confecção e panificação estão em andamento. Rosana de Oliveira, de 38 anos, está desempregada e participa agora do curso de manutenção e motocicleta.
“Tenho certeza que vai agregar muito no meu currículo. Estou aqui também para representar as mulheres, mostrar que podemos atuar em qualquer área. O curso está me ensinando muito. Além de aprender a arrumar minha própria moto, posso encontrar um emprego na área”, contou a participante.
Segundo a coordenadora de educação Sesi/Senai de Guarapuava, Noeli Aparecida Silva Campos, os cursos são ofertados, entretanto, para turmas nos períodos da tarde e da noite. “Durante estes cursos que estão em andamento temos um colaborador para fazer inscrições nas demais qualificações que ainda possuem vagas disponíveis”, afirmou. O projeto beneficiará mais de 450 alunos. Gratuitamente, eles terão estrutura e acesso ao material para as atividades.
Podem participar gratuitamente famílias de Guarapuava integradas aos programas Bolsa-Família, CadÚnico (Cadastro Único) e espaços de atendimento social (Cras, Creas, Fundação Proteger, Associação Canaã e Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres).