22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Escola Municipal Carolina G. Franco recebe ‘visita’ de um urutau

Discreto, o urutau quase passou despercebido. No entanto na saída dos alunos, não teve jeito. E ele foi descoberto

uru

O urutau foi visto no fim da manhã (Foto: Zanona dos Santos)

Durante a manhã desta quarta (6) a Escola Municipal Carolina G. Franco no bairro Vila Carli em Guarapuava, recebeu a ‘visita’ inusitada de um Urutau. Discreto, o pássaro quase passou despercebido. No entanto no momento dos alunos irem embora não teve jeito: ele foi descoberto.

De acordo com a professora Tatiana Koszalka Nadin, o visitante se tornou uma celebridade.

Teve pai que fez questão de mostrar para os filhos, por que hoje em dia é muito difícil as crianças terem contato com este animal na cidade.

Apesar de todo o tumulto, o urutau não se movimentou em nenhum momento. Inclusive, conforme a pedagoga Juliane Zanona dos Santos, até o momento da publicação desta reportagem o pássaro ainda estava no pilar da Escola.

De acordo com Juliane, a Escola entrou em contato com o Instituto Água e Terra (IAT) para a retirada em segurança da ave. Porém o Instituto informou que a remoção do animal nesses casos só ocorre se ele estiver machucado, o que não é o caso.

Por ser um animal de hábito noturno, provavelmente está dormindo.

Por fim, de acordo com a pedagoga da escola, as professoras do período da manhã vão trabalhar sobre o pássaro nas aulas. Conforme a escola, todas as crianças que viram ficaram muito interessados em saber mais sobre a espécie.

O URUTAU

(Foto: Juliane Zanona dos Santos)

A ave que tem hábitos noturnos também é chamada de mãe-da-lua e emenda-toco. É uma ave que utiliza muito bem a plumagem para se camuflar. Assim sendo, dependendo de onde ela para, como um tronco de árvore por exemplo, a ave pode ficar quase imperceptível num primeiro olhar.

As cores e a postura estática do passarinho que dificilmente se assusta, o ajudam a se camuflar na natureza. De acordo com as informações, o animal se alimenta basicamente de insetos que apanha em pleno voo, em especial os grandes. Porém ele pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros. O urutau alcança cerca de 37 centímetros fora a cauda. E não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.

CRENÇAS POPULARES

O urutau é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores. A ave, por seu canto, figura entre várias lendas. Conforme os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e o canto triste se assemelha a “foi, foi, foi…”.

De acordo com uma lenda, o pássaro seria uma mulher que perdera o amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro fantasma. Contudo, existe também a crença de que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar.

URUTAU NO SHOPPING CIDADE DOS LAGOS

Em 2021 um uratauzinho apareceu Shopping Cidade dos Lagos. Ele estava possivelmente dormindo no pedestal organizador de fila que fica perto da portaria principal. A visita surpresa terminou com a captura do urutau por uma equipe do IAP, que em seguida o devolveu para a natureza no Parque das Araucárias. Confira o vídeo na reportagem feita pelo Portal RSN.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo