22/08/2023


Geral Guarapuava

Escolas apostam na criatividade no combate ao mosquito

imagem-108189

Da Redação, com Assessoria de Comunicação

Guarapuava- Na tarde desta sexta feira (04), alunos do segundo ano da Escola Municipal Dionísio Kloster Sampaio, aprenderam a desenvolver um repelente natural para afastar o mosquito aedes aegypti. O repelente foi idealizado pela professora Marlene Santos e, a partir de hoje, também feito pelos alunos. "Já havia pesquisado e feito em casa. É fácil fazer, são ingredientes que você encontra e, realmente, funcionou comigo", comenta a professora.

A receita foi entregue aos alunos e nos próximos dias a coordenação da escola convocará uma reunião com os pais para que eles também recebam orientações referentes a produção do  repelente. "Acho muito importante aprender a fazer esse repelente, assim temos mais uma ferramenta para nos prevenir", diz o aluno João Gabriel Campos Rugnes, 6 anos. 

Já no CMEI Santana, os educadores buscaram debater sobre a gravidade do tema de maneira lúdica e criativa. Segundo a supervisora do Centro Municipal de Educação Infantil, Jussara Abedala, a ação contra a dengue vai ser desenvolvida durante o ano todo. "Buscamos despertar o cuidado com o meio ambiente desde cedo. Através dos jogos conseguimos passar para as crianças o assunto de forma lúdica e com muita brincadeira, mas não deixamos de falar dos riscos", completa a educadora Marilze Weber.

Para que você também consiga criar o seu repelente natural, a professora Marlene do Santos passa a receita: Em um vidro escuro, coloque 10g de cravos da índia e cubra com 1/2 litro de álcool. Deixe descansar por 4 dias, balançando o recipiente 2 vezes ao dia. Depois peneire os cravos e misture o líquido com 100 ml de óleo de amêndoas. Coloque em um frasco spray para facilitar a aplicação e está pronto o repelente.                     ​

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo