22/08/2023



Educação Guarapuava Paraná Política Saúde

Escolas entregues pelo governador em Guarapuava têm histórico de violência

Ao Portal RSN, Ratinho Jr fala sobre Escola Segura, Unicentro e chefias regionais

ratinho

(Foto: Cristina Esteche/RSN)

Em sua primeira visita oficial em Guarapuava, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), inaugurou dois colégios na manhã desta quinta (4). O Leni Marlene Jacob localizado no bairro Primavera e o Pedro Carli na Vila Bela.

Um dia depois de anunciar a ampliação e alterações no programa ‘Escola Segura’, de 120 para 200 vagas, na Região Metropolitana de Curitiba, além de Foz do Iguaçu e Londrina, o governador entrega duas escolas em Guarapuava, já com registros de violência.

Em 29 de novembro de 2011 a adolescente Jéssica Borodiak dos Santos foi morta a facadas em frente ao Colégio Leni Marlene Jacob, em Guarapuava, quando saía das aulas. Uma outra adolescente, que era colega de sala de Jéssica, foi a autora do crime.

Na Vila Bela, bairro onde está localizado o colégio Pedro Carli, além da vulnerabilidade social, a incidência de drogas e de “turmas” nas proximidades da escola é rotineira.

De acordo com Ratinho Júnior, a inclusão de Guarapuava no programa ‘Escola Segura’ ainda não está prevista. “Estamos implantando de forma gradativa e depende de discussões técnicas por parte da Secretaria Estadual da Educação. Onde houver necessidade será implantada”.

Durante entrevista, Ratinho Júnior falou também sobre o contingenciamento de recursos das universidades estaduais desde o início deste ano. Confira entrevista ao Portal RSN abaixo.

Sobre as nomeações de chefes de núcleos regionais sediados em Guarapuava, o governador disse que o critério de escolha une avaliação técnica e indicação política. Confira entrevista ao Portal RSN abaixo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo