A proximidade da ‘janela partidária’, está causando correria nos bastidores de Guarapuava e Região. É que entre 7 de março e 5 de abril deste ano, vereadores e prefeitos que desejam trocar de partido e concorrer nas eleições de outubro, devem aproveitar esse prazo.
Em Guarapuava, o ‘Cidadania’ liderado pelo prefeito Celso Góes, busca atrair para si o máximo de partidos. É o desenho de uma frente ampla para se opor ao principal adversário, o Dr. Antenor (PT). O prefeito já se elegeu com o apoio de sete partidos: o PSD, PP, PROS, Podemos, PL, PP e PSDB.
A maior dificuldade de Celso pode estar dentro do próprio grupo na escolha do vice. O vereador Pablo Almeida, secretário de Educação, disse que abriu mão dessa intenção. Em conversa com o Portal RSN, nesta segunda (19), ele assegurou que vai disputar uma das cadeiras da Câmara. “Sou candidato à reeleição como vereador”.
ESPAÇO PARA HALMUTH
Essa ‘desistência’ de Pablo abre maior espaço para o diretor-presidente da Surg, Halmuth Brandtner. “Tenho interesse sim em sair candidato a vice na chapa de Celso Góes”. Filiado ao PSDB, no entanto, Halmuth contou que pretende buscar espaço em outra sigla. “Antes vou conversar com o prefeito e com o Cesar [Silvestri]. Preciso ver qual é o melhor partido para o grupo e para mim”.
Um dos caminhos pode ser o PP, que em Guarapuava passa a ser comandado pelo ex-prefeito Cesar Silvestri Filho. Ainda dentro do grupo situacionista, há o atual vice Samuel Ribas de Abreu (PSD) que seria o candidato natural à vaga. O Portal RSN tentou contato com ele, mas sem retorno.
Além disso, ainda tem a situação da secretária Janaína Naummann, hoje no ‘Republicanos’. A incógnita é se ela vai pleitear a vaga no grupo onde hoje está ou se rompe e lança candidatura a prefeita. Mas outra alternativa surge e ‘refrescar’ os ânimos está fora da ‘bolha’. Ou seja, compor com outra sigla que pode ser o MDB de Josiel Lima e cujas conversas locais já estão ocorrendo.
Leia outras notícias no Portal RSN.