22/08/2023
Geral Paraná

Escoteiros do PR estão reunidos em Guarapuava

imagem-107500

* Da Redação

Cerca de 200 escoteiros, entre 12 e 17 anos, de vários municípios do Paraná estão em Guarapuava. O município sedia hoje (20) e amanhã (21), no Parque das Araucárias, a 2ª edição do Bumerangue, um curso para monitores de Patrulha escoteira.

O objetivo do curso, segundo os organizadores, é desenvolver a liderança nos jovens, criando neles uma confiança para exercer a função que lhes é confiada pelos demais escoteiros através de escolha democrática, além de dar mais experiências ao jovens líderes, o evento proporcionar aprofundar os conhecimentos.

“Bases (oficinas) com temas de liderança, meio ambiente, responsabilidade social, primeiros socorros, técnicas escoteiras, espiritualidade, segurança em atividade e organização geral de patrulha, além de atividades de rapel e orientação, são algumas das atividades proporcionadas aos jovens nos dois dias de atividade”, destaca Áureo Silveira, coordenador do evento.

Promovido pelos Grupos Escoteiros Liane Marta da Costa e Grupo Escoteiro Ita´y, o curso conta com a participação de integrantes do Corpo de Bombeiros, Secretária de Municipal de Meio Ambiente,Cia de Polícia Ambiental de Guarapuava, Faculdade Campo Real, Clube de Orientação Lobo Bravo para a aplicação das oficinas e o apoio daPolicia Militar, Grupo Escoteiro Guara Puavae voluntários.

BUMERANGUE

O primeiro Bumerangue aconteceu em 2013, em Guarapuava. Esta é a segunda edição, com novo formato, pois o curso antes apenas para o ramo Escoteiro, agora também para os seniores e guias, jovens com mais de 15 anos, e a participação dos Grupos de fora do 15º Distrito estarão participando.

Pato Branco, Toledo, Palmas, União da Vitória, Turvo e Boa Ventura de São Roque, são algumas das cidades que estarão enviando representantes, além dos Grupos Escoteiros Liane Marta da Costa, Ita´y e Guara Puava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.