Uma nova lei sancionada em Guarapuava garante mais inclusão nos espaços públigos. Agora, a implementação de mapas táteis deve ocorrer em parques, praças, hospitais e o até no shopping.
Esse dispositivo permite aos usuários a melhoria de ambientação, porque promove uma ampliação do conhecimento do espaço em volta, possibilitando também a memorização. De acordo com a Câmara Municipal, os mapas táteis são feitos com relevos sobre uma superfície plana, e incluem signos em braile.
Nesse sentido, com a aprovação desta nova política pública, os ambientes públicos de Guarapuava deverão, de maneira gradativa, implementar o mapa tátil. Conforme com a nova lei, a prefeitura, a Câmara Municipal, praças, shopping, Teatro Municipal, museu, parques e hospitais deverão receber o recurso de acessibilidade.
ACESSIBILIDADE
O vereador professor Saulo é o autor do Projeto de Lei da nova norma. De acordo com ele, a igualdade é garantida na Constituição. Por isso é crucial que sejam tomadas ações políticas e legislativas que promovam implementações e adaptações, para garantir a inclusão de todos.
Para as pessoas portadoras de deficiência visual é fundamental promover ações para atingir melhores condições de acessibilidade espacial e permitir a todas as pessoas a execução de atividades desejadas. Neste caso, as dificuldades são permanentes e, muitas vezes, intransponíveis, afetando as condições de independência e acesso à cidadania.
O presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes, afirmou que a Diretoria de Gestão Administrativa já está estudando a implementação do mapa tátil na Câmara Municipal.
A inclusão é um tema importante e sempre trabalharemos para que ela seja promovida e ampliada. A população pode sempre nos procurar trazendo demandas sobre esse tema que vamos ouvir e direcionar da melhor forma.
Leia outras notícias no Portal RSN.