22/08/2023


Esperança é a mensagem de Mario Gazin para Guarapuava

Um dos empresários mais bem sucedidos do país conta a sua história em Guarapuava

gazin 2

Mario Gazin em entrevista ao PortaL RSN (Matheus Buongernino/RSN)

Presidente de uma das maiores redes varejistas do Brasil, com filiais em todo país, com 255 lojas, mas que o final da conta traduz em 340, porque há unidades que agregam uma loja dentro da outra, o empresário Mario Valério Gazin é conhecido pelo estilo arrojado de liderança, pelo espírito solidário, pela visão estratégica, um conjunto de fatores que fazem dele um dos empresários mais bem sucedidos do país.

E com uma simpatia que cativa, jeito manso de conversar e posições firmes que ele fará uma palestra na noite desta quinta feira (12), às 19h30, durante a II Feira de Negócios que está acontecendo no Vittace, em Guarapuava.

O empreendedor preside uma holding que, além da rede de varejo, ainda possui um atacado e uma fábrica de colchões, com faturamento de R$ 3,6 bilhões em 2017. Desse valor, R$ 583,8 milhões foram pagos em impostos. Esses dados foram expostos ao Portal RSN na tarde desta quinta pelo próprio empresário.

Contar a história desse senhor de cabelos brancos, mas de uma vitalidade de dar inveja a qualquer jovem, é remeter a um passado de dificuldade, mas de muito empenho e esperança. Aliás, esperança é a mensagem final que será deixada por Gazin na palestra de hoje.

Mario Gazin (Matheus Buongermino/RSN)

“Sem esperança não se faz nada”, ensina o empresário que apostou no seu próprio potencial aos 11 anos de idade. Mario morava com os país e irmãos em Douradina, no interior do Paraná. Era lá que a família trabalhava em fazendas de café. Mas um dia, ele resolveu mudar de vida, arrumou dois empregos: durante o dia trabalhava consertando sapatos; à noite era funcionário de uma padaria. Tempos depois, foi trabalhar numa loja de móveis e foi aí que, aos 17 anos, começou a escrever a sua história de empreendedorismo. A filial da loja iria fechar. Ao saber disso, não pensou muito e vende o Jipe da família. Tinha início um case de sucesso que gerou a Holding Gazin, hoje atuando nos segmentos de serviços de garantia estendida e consórcio, financeira, agropecuária, de auto posto, além de atacado e indústrias de colchões e molas pelo Brasil afora.

Mas qual é o segredo dessa receita de sucesso? “Acreditar no seu potencial e no valor das pessoas”, responde sem titubear. “Cada empresário deve ter empreendedores no seu negócio e não funcionários e líderes. O empreendedor faz. Quando você pensa numa coisa ele já com ela feita e tem atrás dele pessoas que uma empurra a outra. Dois líderes juntos brigam”.

De acordo com Gazin, o Brasil é o país que possui mais empreendedores no mundo. “16% em cada 100 jovens são empreendedores, mas muitos não tem oportunidades. Nos Estados Unidos são 12%; Na Espanha, 6%, na Alemanha, 4% e no Japão, apenas 2%”.

CRISE X ABUNDÂNCIA

Com esse know-how, o empresário diz que a crise só é acontece quando há abundância. “O empresário se descontrola, começa a gastar muito e o país sai dos trilhos. Depois, com a crise, gastam menos, e a economia vai voltando ao seu rumo”. De acordo com o empresário, o ex-presidente Itamar Franco foi o responsável pelo rumo da economia brasileira. “Ele arrumou a bagunça do país. Depois veio o Fernando Henrique e colocou mais um vagão; veio o Lula e colocou mais um. E aí veio a Dilma e o trem perdeu o rumo novamente”.

Para ele a Reforma Trabalhista encorajou o empresário a fazer contratações. “Ficou moderna, mais ampla, mais clara e o empresário perdeu o medo de fazer contratações. Isso gera mais empregos”.

Questionado como é administrar um grupo tão grande ele responde, sorrindo: “Ah! É uma delícia. Minha empresa é linda, transparente, colaborativa. O varejo é uma benção. Você contrata uma pessoa como trainee, de repente já um diretor e pode ser dono de loja. É uma perfeição”. Sobre como é contar a sua própria história é fazê-lo chorar. “Hoje mesmo eu já chorei muito. Não gosto de dar palestra, faço porque a empresa exige, mas falo o que eu sinto, o que vejo no dia a dia. Minhas palestras nunca são iguais e a minha mensagem final é de esperança”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo