22/08/2023
Cotidiano

Esperança em Ação no Jardim das Américas

imagem-90820

Lizi Dalenogari, da Redação

Sem dúvida um domingo para ficar marcado na vida das famílias que participaram do projeto Esperança em Ação, no Jardim das Américas. A iniciativa foi da Igreja Adventista do 7º Dia das sedes do Jordão e Jardim das Américas em parceria com a ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais). ADRA é uma agência internacional não governamental de desenvolvimento e ajuda humanitária, presente em mais de 120 países.

Aliás, parceria foi o que não faltou. Alunos do Colégio Ana Vanda Bassara, equipe do 16º BPM, acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Nutrição e Psicologia da Faculdade Campo Real, cabeleireiros voluntários, funcionários da Secretaria de Esportes e Recreação, equipe do GUARATRAN, representantes da Secretaria de Assistência Social, e apoio logístico da SANEPAR, deram uma aula de cidadania e voluntariado.

A pequena Stéfanie Simone Cardoso, de apenas 3 anos, acompanhada da mãe Daiane, aproveitaram as cabeleireiras voluntárias para dar um up no visual. “Isso aqui é muito bom. Fiquei muito feliz e as crianças também estão adorando”, conta Daiane.

Juliana Hossadtshuk mora na Vila Bela e foi uma das cabeleireiras voluntárias. “Meus pais são adventistas e me convidaram para vir participar desta ação. Faz bem prá eles mas muito mais para nós”, destaca.

“O objetivo foi a prestação de serviços voluntários á comunidade, como por exemplo orientações médicas, prática de exercício físico, orientações sobre segurança doméstica e do trabalho, corte de cabelo, apresentação de cursos profissionalizantes, cursos de renda extra, entre outras ações e alcançamos, com a ajuda de todos”, comemora Marcos Volanin, diretor de grupo da Igreja Adventista do 7º Dia da Vila Jordão.

Além dos 25 voluntários da Igreja do Jordão e os 15 do Jardim das Américas, o evento contou com a colaboração de 9 acadêmicos de Biomedicina, 2 de Nutrição e 17 de Psicologia da Faculdade Campo Real, além dos 3 professores responsáveis, além de representantes da demais entidades parceiras.

Para a professora e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Campo Real Maria Elda Garrido, o momento pode ser definido por uma frase de São João Bosco, “o que somos é presente de Deus e no que nos transformamos é nosso presente a Ele”.  A Campo Real é uma parceira da comunidade há algum tempo com o projeto “Nas águas do Paz e Bem”, que envolve acadêmicos de vários cursos da instituição.

Jonailson de Souza Pereira Santos, de 11 anos, participou de uma dinâmica com a professora Maria Elda diante do espelho e diante da pergunta “Em qual profissão se imagina no futuro?”, o menino não excitou em responder: “Quero ser carpinteiro e pedreiro”.

Mara Macarrão é cabeleireira no Jardim das Américas há 10 anos e aprovou a iniciativa da Igreja. “Vi o panfleto divulgando o evento e me ofereci como voluntária. Conheço a piazada toda e é uma emoção muito grande estar doando um pouco do meu tempo e meu trabalho para eles. Todos os envolvidos estão de parabéns pela iniciativa”.  

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.