22/08/2023
Guarapuava Política

Estado busca município para parceria em Casa Abrigo

imagem-120934

Da Redação

Guarapuava – O funcionamento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava atraiu a atenção da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (SEDS). Nesta quinta (20), a coordenadora de Coordenadora de Políticas Públicas, Terezinha Ramos e a coordenadora regional, Maria do Carmo Abreu conheceram a estrutura e o orçamento da pasta, principalmente, em relação à Casa Abrigo. "Essas casas atendem casos de todo o Estado, e sabemos que a ajuda estadual é necessária, principalmente na parte financeira”, disse Terezinha.

As servidoras da Secretaria da Mulher apresentaram a história da Secretaria desde sua implantação, programas desenvolvidos, além de uma explicação de como são realizados os atendimentos, acompanhamentos e encaminhamentos das mulheres vítimas de agressão. Após a apresentação, os representantes estaduais conheceram a estrutura da Casa Abrigo de Guarapuava. As visitantes assinaram um termo de compromisso para manter sigilo sobre o endereço e garantir segurança às moradoras.

A Casa Abrigo de Guarapuava pode acolher até 15 pessoas entre mulheres e filhos menores. A estrutura conta com quartos, salas, copa, cozinha, lavanderia, banheiros, brinquedoteca, oratório e playground, além de vigilância 24 horas. As moradoras recebem ainda atendimentos psicológico, jurídico e social.

De acordo com Terezinha, o Paraná conta com nove Casas Abrigo e Guarapuava foi a terceira cidade visitada pelas representantes do SEDS. “Guarapuava tem uma sede muito boa, que atende todos os requisitos estabelecidos pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres". 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.