Da Redação
Guarapuava – O funcionamento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava atraiu a atenção da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (SEDS). Nesta quinta (20), a coordenadora de Coordenadora de Políticas Públicas, Terezinha Ramos e a coordenadora regional, Maria do Carmo Abreu conheceram a estrutura e o orçamento da pasta, principalmente, em relação à Casa Abrigo. "Essas casas atendem casos de todo o Estado, e sabemos que a ajuda estadual é necessária, principalmente na parte financeira”, disse Terezinha.
As servidoras da Secretaria da Mulher apresentaram a história da Secretaria desde sua implantação, programas desenvolvidos, além de uma explicação de como são realizados os atendimentos, acompanhamentos e encaminhamentos das mulheres vítimas de agressão. Após a apresentação, os representantes estaduais conheceram a estrutura da Casa Abrigo de Guarapuava. As visitantes assinaram um termo de compromisso para manter sigilo sobre o endereço e garantir segurança às moradoras.
A Casa Abrigo de Guarapuava pode acolher até 15 pessoas entre mulheres e filhos menores. A estrutura conta com quartos, salas, copa, cozinha, lavanderia, banheiros, brinquedoteca, oratório e playground, além de vigilância 24 horas. As moradoras recebem ainda atendimentos psicológico, jurídico e social.
De acordo com Terezinha, o Paraná conta com nove Casas Abrigo e Guarapuava foi a terceira cidade visitada pelas representantes do SEDS. “Guarapuava tem uma sede muito boa, que atende todos os requisitos estabelecidos pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres".