Com a pandemia da covid-19, as atividades culturais presenciais estão suspensas desde o ano passado. Assim, muitos artistas precisaram se reinventar e adotar o meio digital para continuar em contato com o público. Dessa forma, o registro em vídeo de performances, o debate por meio de podcasts, oficinas via lives, entre outros se tornaram comum.
Para a produção cultural no Paraná, não foi diferente. Com isso, a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, lançou a Paraná Cultura, uma plataforma audiovisual de acesso gratuito. Desse modo, os artistas paranaenses podem ser vistos e ouvidos em todo o Brasil e também fora.
Desenvolvida pela Celepar, a Paraná Cultura faz parte do Pacote Emergencial de apoio ao Setor Cultural, lançado em maio de 2020 pelo Governo do Estado. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza em forma de streaming e arquivo, as obras produzidas com recursos dos editais Cultura Feita em Casa e Licenciamento de Obras Audiovisuais. Além disso, em um segundo momento, dos editais Cultura nas Redes – Licenciamento de Obras Literárias Digitais e Licenciamento de Conteúdo Digital, estes últimos parte da Lei Aldir Blanc.
O resultado desse processo é a Paraná Cultura, uma ferramenta em constante expansão. Na qual é possível encontrar mais de mil vídeos e livros digitais, representando muito da produção cultural paranaense recente.
COMO NAVEGAR PELA PARANÁ CULTURA
A plataforma está dividida em Para rir, com vídeos leves e divertidos. O Para chorar, onde a emoção dá o tom desses vídeos, cheios de performances apaixonadas e apaixonantes. O Para ver com calma, com vídeos que demandam maior atenção. Os Ligeiros, com clipes musicais e performances curtas, para os apressadinhos. E por fim o Para crianças, com obras voltadas para o público infanto-juvenil.
Além disso, no Menu Principal, que aparece logo acima quando se entra na plataforma, esses vídeos estão também listados nos gêneros audiovisual, teatro, dança, literatura, música e arte popular. Por fim, também é possível acessar o menu Livros Digitais e ainda as obras produzidas pelas instituições do Paraná na sessão Veja Isso.
Por fim, para acessar todos conteúdos disponíveis na plataforma, basta acessar o link e se divertir.
Leia outras notícias no Portal RSN.