O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou nesta terça feira (03), em Foz do Iguaçu, da abertura do Encontro Estadual de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento encerra na sexta feira (06) e reúne os 399 secretários municipais de Educação do Paraná, além de representantes de diversos segmentos sociais.
“Os municípios são os principais parceiros dessa jornada pela alfabetização. Só com isso conseguiremos encaminhar as pessoas alfabetizadas para a Educação de Jovens e Adultos”, ressaltou Arns. Durante o encontro será elaborada a carta compromisso da EJA. “É um chamado importante para a discussão de estratégias. Estamos ao lado dos municípios nesse desafio que é transformar para melhor o nosso Paraná”, disse o vice-governador.
FUNCIONAMENTO – A Secretaria de Estado da Educação disponibiliza o Programa Paraná Alfabetizado que é a fase inicial da alfabetização de jovens e adultos. Nessa etapa são atendidos alunos com 15 anos ou mais que desejam aprender a ler e escrever. O aluno permanece oito meses no programa, fase em que é alfabetizado.
A segunda etapa da alfabetização acontece nos municípios, onde os alunos pré-alfabetizados seguem para os anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano (antigo primário). “Precisamos que os municípios atendam e ampliem a oferta da EJA nessa primeira fase. Só assim os alunos poderão seguir os estudos na fase seguinte, até terminar o ensino médio, que é competência da rede estadual”, destacou a chefe do Departamento da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Marcia Leonora Dudeque.
No Paraná, a Secretaria de Estado da Educação mantém 401 escolas que oferecem EJA, nos 399 municípios paranaenses. Os professores têm formação específica para essa modalidade de ensino.
Na EJA os cursos acontecem de duas formas. No ensino fundamental (6º ao 9º ano), para pessoas com no mínimo 15 anos, e no ensino médio, para quem tem 18 ou mais.
Durante o evento, representantes dos segmentos sociais, como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fórum Paranaense da EJA, Conselho Estadual de Educação, Agenda Territorial, APP Sindicato, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e secretários municipais de Educação assinaram a Carta Compromisso em prol da ampliação da oferta da EJA nos municípios.