22/08/2023
Paraná Política

Estado e União avançam no processo de concessão de rodovias

Foi criado grupo técnico do Paraná, que junto com o grupo técnico do governo federal acompanhará a estruturação da concessão

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O Governo Federal irá acompanhar o processo de estruturação de concessão de parte da malha rodoviária do PR (Foto: Jaelson Lucas/AEN)

O Governo do Paraná e o governo federal deram mais um importante passo no processo de concessão de rodovias em todo Estado. isso porque nessa terça (26), o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o decreto que cria o Grupo Técnico de Acompanhamento e Apoio Conjunto – GTAAC-Paraná. Assim, em conjunto com o GTAAC-Brasília, vai acompanhar o processo de estruturação de concessão de parte da malha rodoviária do Paraná. Além disso, irá monitorar os convênios de delegação atualmente vigentes.

No mesmo dia, na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), técnicos do governo estadual e governo federal estiveram em um primeiro encontro do Roadshow que percorrerá o Estado para apresentar o cronograma de atividades do processo de concessão.

“Estamos trabalhando desde fevereiro neste processo de concessão. Queremos defender os interesses da população e fazer um leilão o mais transparente possível, na Bolsa de Valores de São Paulo”, afirmou Ratinho Junior.

Com o leilão, previsto para ocorrer até 2021, serão licitados pelo Governo Federal 4,1 mil quilômetros de estradas estaduais e federais. Atualmente são 2,5 mil quilômetros administrados pela iniciativa privada, cujos contratos terminam em dois anos.

TRECHOS

O novo programa de concessões rodoviárias passará a funcionar seguindo a lógica dos pedágios federais que já funcionam no Estado, unindo corredores em formato de mosaico. Assim, entre as ligações, destaque para o elo Guaíra-União da Vitória e o reforço na ligação com São Paulo pelo Norte Pioneiro.

Além disso, outros pontos importantes da lista de concessões são as modernizações da PR-323, entre Maringá e Guaíra, uma demanda antiga do setor produtivo do Estado; e da PR-280, que corta o Sudoeste e é uma ligação muito usada no transporte entre o Brasil e a Argentina.

Os contratos com as atuais concessionárias foram assinados em 1997 e se encerram em 2021. O polígono geométrico interliga Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Maringá, Paranavaí, Londrina e Paranaguá.

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Cristina Esteche

Jornalista

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