22/08/2023



Guarapuava Paraná Política

Estado entrega licença ambiental para construção da Maltaria Campos Gerais

A entrega ocorreu durante o aniversário do Distrito Entre Rios, em Guarapuava. O empreendimento beneficiará cerca de 12 mil cooperados

20220107agraria_seab16

O empreendimento será construído em um terreno no Km 318 da PR-151, em Ponta Grossa (Foto: SEAB)

Marcado por história e conquistas, o aniversário de 70 anos do Distrito Entre Rios também trouxe destaque para o Paraná. Nessa sexta (7), Estado entregou a licença ambiental para a primeira fase da construção da Maltaria de Campos Gerais. Dessa forma, a entrega do documento ocorreu durante a abertura oficial do Centro de Eventos da Cooperativa Agrária Agroindustrial, em Guarapuava.

No encontro, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, substituiu o governador do Paraná, Ratinho Júnior, após o diagnóstico positivo para covid-19. Assim, durante o pronunciamento, o secretario entregou a licença nas mãos do presidente da cooperativa, Jorge Karl.

Quero entregar a licença de instalação para as novas estruturas que estão sendo montadas na Maltaria e agora a equipe do IAT (Instituto Água e Terra) entregará a futura licença em tempo recorde.

Desse modo, a licença contempla uma série de requisitos exigidos para empreendimentos de grande porte, de acordo com o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza. “A elaboração da licença ambiental seguiu todos os ritos necessários e contempla a segurança técnica e jurídica para a instalação de empreendimentos de grande porte”.

EMPREENDIMENTO

Sendo assim, a Maltaria será construída em um terreno de 395 mil metros quadrados, que fica no Km 318 da PR-151, em Ponta Grossa. Conforme as informações, a previsão é que na primeira etapa, a planta produza 240 toneladas de malte por ano, cerca de 15% do volume do consumo atual do País.

Além disso, o documento é válido para a obra como um todo, já que, além da Agrária, o projeto de intercooperação reúne as cooperativas Bom Jesus (Lapa), Capal (Arapoti), Castrolanda (Castro), Coopagrícola (Ponta Grossa) e a Frísia (Carambeí).

ETAPAS

De acordo com o Estado, a construção da Maltaria será em duas etapas. Isto porque, a previsão é que a primeira fase seja concluída até 2028. Em seguida, a segunda parte finalizará em 2032. Assim sendo, o empreendimento deve gerar cerca de três mil empregos diretos e indiretos, além de beneficiar cerca de 12 mil cooperados das seis entidades.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo