O Estado está selecionando 806 policiais da reserva para atuar nos colégios cívico-militares. A remuneração varia de R$ 3 mil para monitor cívico-militar a R$ 3,5 mil para a função de diretor cívico-militar. As unidades cívico-militares vão funcionar em colégios estaduais de 117 municípios do Paraná. Na Região de Guarapuava, seis colégios terão este formato a partir de 2021.
Dessa maneira, para concorrer à vaga de diretor cívico-militar, os interessados deverão estar no posto/graduação entre 3º sargento e coronel. Além disso, para a função de monitor, podem se candidatar policiais militares com graduação entre soldado de 1ª Classe e subtenente.
PROCESSO
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, para ingressar no processo seletivo, os policiais devem procurar diretamente o Setor de Pessoal (P1) das unidades da PM, nas Regiões que receberão o programa. E apresentar o RG funcional, o formulário de dados biográficos preenchido, data da Reserva Remunerada no Diário Oficial e declaração de próprio punho de que não exerce cargo público.
Posteriormente, após esta etapa, o processo de credenciamento continua de modo virtual. Para isso é necessário acessar o site da Secretaria de Educação. No edital o candidato encontra informações sobre as duas funções e pode dar sequência ao processo.
A iniciativa envolve as secretarias estaduais da Educação e Esporte e da Segurança Pública, com a proposta de uma gestão escolar compartilhada entre militares estaduais e profissionais da educação nas séries dos ensinos Fundamental e Médio. Desse modo, das 806 vagas ofertadas, 199 são para diretor Cívico-Militar e 607 para monitor Cívico-Militar.
Por fim, o edital do processo seletivo pode ser acessado aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.