O Governo do Paraná encontrou uma forma paliativa para que o atendimento na Agência do Trabalhador em Guarapuava continue prestando serviço à comunidade. O Estado vai contratar, temporariamente, 10 estagiários. Os dois técnicos de Curitiba que estão na cidade desde segunda-feira (24) capacitarão os novos contratados já no início da próxima semana. O anúncio foi feito à RSN pela coordenadora da Agência dos Trabalhador no Paraná, Eliite de Souza Vilela, no final da tarde de quinta-feira (27).
"Essa foi a solução temporária encontrada pelo secretário do Trabalho (Luiz Carlos Romanelli) para que as pessoas que precisam da Agência do Trabalhador em Guarapuava não fiquem sem atendimento", afirmou.
A decisão foi tomada após contato entre Romanelli e o prefeito Fernando Ribas Carli na quinta-feira (28). Segundo Eliete, a Prefeitura comunicou ao secretário de que o Ministério Público exige que os estagiários sejam substituídos por servidores.
"Para que isso aconteça é necessário que a Prefeitura abra concurso público. Como isso demanda de um certo tempo a medida, embora temporária, equaciona o problema existente hoje", afirmou referindo-se à contratação dos novos estagiários.
O problema que vem sendo enfrentado pela Agência em Guarapuava começou quando acabou o convênio entre a Secretaria Estadual do Trabalho e a Prefeitura e os 14 estagiários contratados pelo município não tiveram seus contratos renovados. Nesta semana o órgão está funcionando com estrutura de pessoal aquém da sua capacidade e, principalmente, do que exige a demanda. São em média 300 atendimentos por dia. Servidores de outros municípios foram deslocados para Guarapuava para que a Agência não fechasse as portas como aconteceu na sexta-feira (21). O impasse gerou o pedido de desligamento do então chefe do órgão, Arion Dangui.
Uma reunião realizada na quarta-feira (26) entre o chefe interino da Agência, Carlos Alfredo Ferreira, representantes de trabalhadores e de empregadores e o Conselho Municipal do Trabalho presidido por Mauro Claudio Temoscho, que também é Secretário Municipal de Indústria e Comércio, não avançou. Temoscho não participou do encontro.
Na quinta-feira (27) Romanelli viria a Guarapuava, o que acabou não acontecendo, mas em Curitiba a solução foi encontrada.
Matérias relacionadas:
Romanelli deve vir a Guarapuava ainda nesta quinta-feira
Arion deixa a chefia da Agência do Trabalhador