22/08/2023



Geral

Estado viabiliza compra de máquina para reduzir acidente de trabalho

imagem-87545

Cristina Esteche

A Ibema, fabricante de papel cartão instalada em Turvo, no Centro-Sul do estado, a cerca de 60 quilômetros de Guarapuava, comprou uma máquina de grande porte para cortar papel. O objetivo da empresa é aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e reduzir os acidentes de trabalho. 

Para comprar a máquina, a Ibema recorreu à linha de crédito Banco do Empreendedor Médias Empresas, da Fomento Paraná, que pode ser usada para a renovação do maquinário das empresas paranaenses. 

O equipamento foi importado da Espanha e atende à norma de segurança e saúde do trabalho NR-12, o que garante maior segurança aos trabalhadores. “É uma máquina muito moderna. Tem processo de travamento automático, por segurança, e é toda vedada. O trabalhador nem consegue chegar próximo à lâmina de corte. Praticamente elimina o risco de acidente de trabalho”, afirma o presidente da Ibema, Nei Senter Martins.

De acordo com o executivo, mais de 30 empregados estão envolvidos diretamente no manejo da nova cortadeira e todos foram treinados para operá-la. “A nova máquina aperfeiçoa e torna mais rápido o processo de fabricação do papel cartão”.

Indústria
A Ibema tem mais de 50 anos de história. Atualmente é a terceira maior fabricante de papel cartão no Brasil, com 300 toneladas por dia. Toda a matéria-prima é de origem certificada. A empresa exporta um terço da produção para países da América Latina e Espanha. O produto é utilizado para embalagens na indústria gráfica, capas de livros, caixas de medicamentos e ainda nos setores alimentício, de higiene e de cosméticos.

A empresa participa do programa estadual de atração de investimentos Paraná Competitivo e emprega diretamente 750 pessoas. Mantém um escritório em Curitiba, um centro de distribuição, em Araucária, e a fábrica, em Turvo.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo