22/08/2023


Guarapuava Saúde

“Estamos na iminência de um colapso na saúde”, adverte Celso Góes

Alerta é do prefeito Celso Góes durante a 'live' que anunciou as medidas restritivas, entre elas, o fechamento do comércio

CELSO E JONILSON

“Estamos na iminência de um colapso na saúde”, adverte Celso Góes (Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito Celso Góes (Cidadania) fez um apelo para que a população siga à risca as medidas restritivas anunciadas pelo decreto estadual anunciado nesta sexta (26), pelo governador Ratinho Junior. Assim, em ‘live’ que durou pouco mais de 15 minutos, nenhuma novidade foi anunciada. É que o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) deixou os prefeitos à vontade para adequar as medidas divulgadas.

Assim sendo, em Guarapuava também paralisam todas as atividades não essenciais. Enquadram-se nesse item os estabelecimentos comerciais, incluindo o shopping, com exceção de restaurantes da Praça de Alimentação que atenderão ‘delivery’. Entretanto, ficam abertos os postos de combustíveis, farmácias e supermercados, considerados essenciais.

Conforme Góes, serviços de cabeleireiros e academias até então considerados essenciais, foram reclassificados no decreto estadual como não essenciais. Portanto, também fecharão até 8 de março. Já o transporte coletivo deixa operar aos domingos. Portanto, operará de segunda a sábado, das 7h às 21h. Além de ficar suspensa a gratuidade de idosos, como forma de proteger essa parcela da população.

UNIÃO

Outra medida anunciada por Góes é a suspensão temporária do atendimento nos setores das administrações direta e indireta. Conforme o prefeito, o toque de recolher segue a determinação estadual, das 20h às 5h até 8 de março. “A minha vontade não era essa. Não desejamos fechar nada, mas estamos à beira de iminente colapso na Saúde”.

Ainda durante a ‘live’ Celso Góes voltou a afirmar que Guarapuava se mantinha estável. “Entretanto, os números explodiram. “Precisamos criar uma corrente envolvendo todos os municípios do Paraná. Como disse o governador, não adianta um município fechar atividades e outro vizinho, não. Há a circulação de pessoas e a consequente disseminação do vírus”.

Conforme o prefeito de Guarapuava, o momento pede que todos se unam e recuem para conter a explosão do contágio. “Vamos ficar em casa, usar máscara, respeitar o distanciamento social e cuidar dos nossos idosos”, repetiu o refrão que vinha fazendo diariamente quando estava como secretário de Saúde.

Nesta sexta (26), Guarapuava bateu novo recorde de contaminações em 24h. Foram 182 casos positivados. Até o momento, o município tem 117 mortos e 8.567 casos confirmados da doença.

Confira o decreto aqui.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo