Estão abertas as inscrições para o programa Família Acolhedora em Guarapuava. O programa busca capacitar famílias que desejam acolher temporiamente em casa crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente.
De acordo com Regiane Cristina Lopes de Moraes, coordenadora e Assistente Social do programa, por meio da participação as crianças que estão em situação de risco há a oportunidade de desenvolver relações importantes. “O Serviço Família Acolhedora é uma modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes que neste momento precisam estar em medida de proteção. A qual possibilita a convivência familiar e ampliação das redes de relações importantes para o desenvolvimento, com o menor o impacto”.
Atualmente, 16 famílias acolhem 26 crianças. Conforme a Secretaria Municipal de Comunicação, as equipes do programa ficam à disposição das famílias, crianças e adolescentes, diariamente, em plantões de 24h. Além disso, durante o tempo de acolhimento, o atendimento é feito por psicólogos e assistentes sociais.
Entretanto, alguns requisitos são necessários para participar do programa. Como ter no mínimo 21 anos, não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção e não possuir antecedentes criminais. Também é necessário participar dos processos de capacitação oferecidos pelo Serviço, comprovar a renda e estar morando em Guarapuava por no mínimo um ano.
Por fim, para se inscrever basta ir até a sede do Serviço de Família Acolhedora, localizada na rua Presidente Getúlio Vargas, número 2077 no Centro. O horário de funcionamento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Para mais informações basta ligar no telefone (42) 3623-7915.
Leia outras notícias no Portal RSN.