22/08/2023



Geral Guarapuava

Estelionatário volta a agir pelas redes sociais

imagem-105979

* Por Rogério Thomas

Guarapuava – Um estelionatário que já foi denunciado em 2015 pela RedeSul de Noticias, voltou a agir em Guarapuava. Desta vez, o homem busca suas vítimas pelas redes sociais, principalmente nos grupos de negócios, e aplica golpes na venda de móveis planejados.

Em maio de 2015, o golpista foi denunciado por aplicar golpes no ramo de construção civil. Na época, ele foi ouvido pela Polícia Civil e liberado. (LEIA AQUI SOBRE O GOLPE EM 2015).

De acordo com uma das vítimas, o estelionatário procura seus “clientes” na internet, onde oferece o produto (móveis planejados). Ele faz uma visita pessoal aos clientes e realiza o negócio, pegando dinheiro de entrada dos móveis e cheques para o parcelamento. “De nós ele levou um Fusca em troca de piso laminado. Nós só vimos que foi golpe no dia seguinte, quando ele não atendeu mais o telefone e descobrimos que ele não residida mais no endereço que passou. Localizamos nosso carro, que valia R$ 6.000,00 e foi vendido por R$ 1.000,00 em uma garagem. Conseguimos reaver o veículo e estamos alertando o máximo possível de pessoas para que não caiam na conversa dele”, diz a mulher. O estelionatário chegou a ser ouvido na Polícia Civil em Guarapuava no caso do furto do Fusca, mas foi liberado. “Nós retiramos o BO de furto, mas mantivemos o de estelionato”, explica a vítima.

Na última semana, cerca de 30 pessoas estiveram na Polícia Civil de Guarapuava confeccionando boletins de ocorrência. A maioria dos golpes foi na venda de móveis planejados. “Ele se apresenta bem e fala bem. Tem mostruário e faz ligações para alguém que o atende e tira as dúvidas dos clientes. É muito convincente”, diz outra vítima. Porém, a estimativa é de que mais de 50 pessoas foram lesadas.

Na internet, em um perfil pessoal, o golpista se apresentava como João Vitor. O perfil foi excluído e as últimas informações é de que ele estaria em Santa Catarina, se escondendo, pois teria recebido ameaças de pessoas que foram enganadas em Guarapuava.

A RedeSul de Notícias tentou contato com o acusado, porém as ligações não foram atendidas e não houve retorno até a publicação desta matéria.

As pessoas lesadas que conseguem contato com o golpista dizem que ele “está dando um tempo” em Santa Catarina, mas assegura que irá retornar a Guarapuava e ressarcir os prejuízos que causou.

O falso vendedor também responde a vários processos por estelionato cometidos no Estado de Santa Catarina, a partir de 2012. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo