Sofá velho, materiais de construção, vidros de remédios, lixo comum e até animal morto estão sendo jogados na em um trecho da estrada do Distrito do Guairacá. Após um flagrante equipes da Surg realizaram a limpeza do local.
No lixão foram retiradas dezenas de quilos de lixo comum e diversos materiais, entretanto ao lado havia uma caçamba coletora. “É muito triste constatar uma situação como essa, quando o município investe na coleta de lixo e de materiais recicláveis. Tem as campanhas de educação ambiental e ainda os operadores ecológicos que contribuem com a limpeza da cidade, porém alguns preferem sujar a cidade ou um caminho turístico, como é o caso aqui do Parque São Francisco da Esperança”, lamenta o presidente da Surg, Fernando Damiani.
Para Fernando isso é um desrespeito também com quem trabalha na coleta de lixo, pois está tudo jogado, os sacos rasgados, o que pode causar acidentes. “Nos falaram que tem gente que nem desce do carro para depositar o lixo na caçamba e outros que vão da cidade para jogar lixo lá”, afirma, acrescentando que a quantidade de lixo retirada da estrada encheu um dos caminhões na manhã desta segunda feira. Conforme cronograma, fazemos a coleta de lixo aqui uma vez por semana e é suficiente para atender essa região”, finaliza.
Para potencializar e aumentar a coleta seletiva na zona rural de Guarapuava, a Prefeitura de Guarapuava está instalando pontos de coleta nos distritos, incluindo vilas e assentamentos, num total R$ 120 mil do Fundo Municipal do Meio Ambiente. A iniciativa tem a parceria de associações rurais e da Cooperativa Reciclasol.