Estreia nesta quinta (10) às 19h30 no Teatro Municipal Marina Karam Primak a peça ‘Re vistas e La mentos’ do ‘Grupo Luz’ da Apadevi Guarapuava. Atualmente com sete artistas cegos e baixa visão, o Grupo há 30 anos busca por meio da Arte, sinalizar práticas de eficiência, superação e de capacidade num exercício prático da verdadeira e efetiva inclusão.
De acordo com a Apadevi, o ‘Grupo Luz’ já se apresentou em diversos palcos, tanto em Guarapuava quanto do Estado. Em 2011 a peça ‘Estorvo’ foi classificada em um concurso de Arte Inclusiva versão Albertina Brasil do Ministério da Cultura como melhor produção artística do Sul do Brasil. Na época, o Grupo obteve a segunda maior pontuação no ranking nacional.
Com este trabalho [‘Re vistas e La mentos’] buscamos levar as pessoas a verem além do olho; a escutarem além do ouvido; a sentir além dos sentido; a viverem além da superficialidade; a amarem apesar das diferenças!
Desse modo, a peça ‘Re vistas e La mentos’ é um “auto teatral” de trabalhos anteriores como ‘O amor teima em Nascer’, ‘O boi e o burro a caminho de Belém’, de Maria Clara Machado, ‘Quem roubou o meu futuro’, de Sílvia Orthof e ‘Gnomos de Gnú’ (livre adaptação), de Umberto Eco.
Assim como das peças ‘Entre nós a nossa história de autoria’, do grupo, ‘Ex turvo com sensibilidade’ (livre adaptação) do romance Estorvo de Chico Buarque de Holanda, e ‘Constructos Sensíveis’, fragmentos estéticos da história da literatura e da música.
‘Re Vistas e La mentos’ tem como ficha técnica a concepção e direção de Eglecy Lippmann. Espaço cênico, contra regra e direção, Franciane Silveira e interpretação de Evanize Thimoteo, Geovani Lima e Heloana Haick. E ainda, de Herverton Luiz Rodrigues, Márcio Luis Souza, Renilson José Klüber e Salete Quadros.
Por fim, para confirmar presença basta entrar em contato pelo WhatsApp (42) 3622-0617 até esta quarta (9).
Leia outras notícias no Portal RSN.