Da redação, com Odair José e foto de Junior Borba
Reserva do Iguaçu – Os produtores rurais da comunidade de São José, interior de Reserva do Iguaçu, já comemoram a construção dos primeiros viveiros escavados para o cultivo em piscicultura. Durante esta semana, a Secretaria de Agropecuária esteve concluindo obras de escavação e iniciando outros trabalhos da iniciativa faz parte do Projeto de Piscicultura, implantado no ano de 2013.
A meta da secretaria é em estender o projeto às demais comunidades interioranas visando melhorar a renda de produtores e em incentivar à piscicultura. Para serem beneficiados, os piscicultores devem estar atentos aos sorteios feitos por membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), que define a ordem de execução dos serviços em cada comunidade. O próximo sorteio deve ser feito após a conclusão dos trabalhos da secretaria na comunidade de São José.
De acordo com o secretário de Agropecuária, Clidisnei Ribeiro, os produtores são beneficiados com acompanhamento técnico e com o trabalho de escavação dos viveiros. A escavação é realizada por uma escavadeira locada pelo município para atender somente a demanda do projeto. As únicas despesas de responsabilidade do produtor são quanto ao combustível utilizado pela máquina e a aquisição de alevinos.
Para o secretário Clidisnei, a piscicultura tem se revelado uma atividade promissora em RI e deve ser a renda principal de muitos piscicultores nos próximos anos. “A piscicultura é uma das cadeiras produtivas mais rentáveis e em menos de um ano de cultivo já é possível obter renda. O peixe irá fortalecer a alimentação da família e os piscicultores vão poder comercializar o pescado com o apoio do município”, disse.