O Brasil foi destaque nos Jogos Panamericanos em Lima, no Peru, com recorde de medalhas. E entre os medalhistas da delegação brasileira estão os integrantes da equipe de karatê, na modalidade kata. Um deles é o estudante de Educação Física da Unicentro, Victor Yonamine Mota.
Victor pratica karatê desde os três anos e faz parte da seleção brasileira há 11 anos. Para ele, o período de preparação para os Jogos Panamericanos 2019 foi de muita confiança e esperança.
“Nossa expectativa estava bem grande para o Pan, porque a gente estava treinando bem, a equipe estava bem formada. Então, a gente estava com bastante chance de chegar”.
PREPARAÇÃO NA UNICENTRO
O atleta e estudante do Cedeteg também recorda o espírito colaborativo entre a Unicentro e os senseis para que a preparação trouxesse os resultados esperados. Isso porque a equipe formada por Victor e os companheiros Guilherme Silva e Lucas Santos, também foi campeã Sulamericana em 2019, antes de alcançar o pódio em Lima.
“A nossa preparação para os jogos Panamericanos se iniciou no final do ano passado, quando a gente começou a montar uma periodização junto com os professores, com a professora Ana e o professor Danilo aqui da Unicentro, a gente começou a montar uma periodização na parte física. E a parte técnica era a sensei Simone e sensei Paulo lá de Jaboticabal, São Paulo”.
Agora, Victor espera poder passar todo o aprendizado adquirido durante as competições para os alunos. “Daqui para frente, eu espero que essa carga que eu trouxe de experiência dos campeonatos, eu possa passar para todos os meus alunos que estão começando”.
A competição terminou no dia 11 de agosto, e o Brasil ficou em segundo lugar no quadro geral. Foram 55 medalhas de ouro, 45 de prata e 71 de bronze, totalizando 171 medalhas. Essa é a melhor colocação do país desde a edição de 1973.
Leia outras notícias no Portal RSN.