
41 acadêmicos de Agronomia da Unicentro participaram da visita técnica (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)
Acadêmicos de agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), participaram essa semana de uma visita técnica a uma propriedade de Guarapuava. Conforme informações da Secretaria de Comunicação da prefeitura, a visita para acompanhar a produção de morangos no município, foi promovida pela Secretaria de Agricultura.
De acordo com o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane, Guarapuava oferece amplas condições para a produção da fruta.

Guarapuava possui amplas condições para a produção de morango (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)
“Queremos incentivar o cultivo local. Para isto, abrimos espaço para os estudantes conhecerem e aprenderem mais sobre a produção, que tem um apoio significativo da prefeitura, dando suporte desde a plantação até a comercialização”.
Assim, durante a visita 41 alunos foram divididos em três grupos, para acompanharem as diferentes etapas do trabalho. Entre elas o sistema de fertirrigação, de produção de morangos hidropônicos (cultivo em estufa) e os processos de seleção e embalagem.
Em Guarapuava, há 20 produtores de morangos semi-hidropônicos e 10 de plantio convencional. Eles fazem parte do cultivo através do programa municipal, conforme afirmou o engenheiro agrônomo Emmanuel Delle Sens.
“É fundamental que eles conheçam como o morango é produzido com qualidade. Com isso, podem dar a garantia de um ótimo complemento de renda familiar”.

Estudantes provaram os morangos produzidos em uma das propriedades (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)
Para o acadêmico do 4° ano de Agronomia, Saullo Monteiro Gomes, a experiência foi valiosa, pois proporcionou um conhecimento prático. “É uma grande oportunidade para vermos a teoria na prática. É muito bom ver que temos um cultivo de qualidade em nossa Região”.
Leia outras notícias no Portal RSN.