Estudantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) vão às urnas nesta quarta (23) para eleger a nova gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que está inativo desde 2019. A eleição ocorre nos câmpus Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava, com três chapas concorrendo ao pleito.
A votação ocorrerá das 8h às 21h no Santa Cruz e até 20h40 no Cedeteg, com intervalos no período do almoço. Podem votar estudantes regularmente matriculados, mediante apresentação de Registro Acadêmico (RA) ou documento oficial com foto — físico ou digital.
DEBATES E PROPOSTAS
Na véspera da eleição, na terça (22), haverá um debate entre as chapas. A iniciativa integra o calendário eleitoral e visa ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre as propostas de cada grupo.
A Chapa 1 – Fagulha da Revolução destaca a retomada do DCE como espaço legítimo de representação das demandas estudantis. O coordenador Murilo Ebrahim aponta como prioridades a melhoria do Restaurante Universitário (RU), a ampliação da permanência estudantil e a criação de moradias universitárias próximas aos câmpus. “Não há uma entidade representativa desde 2019. Nossa chapa é equilibrada entre os câmpus e tem apoio de centros acadêmicos que já estão atuando.”
Já a Chapa 2 – Nosso Futuro Não se Vende propõe um DCE “radical e de luta”. De acordo com o coordenador Matheus Kinap, as principais pautas são a estatização do RU, a reforma do câmpus Cedeteg e a ampliação da assistência estudantil. “A Unicentro vive problemas visíveis. Precisamos de um DCE capaz de organizar a luta por direitos básicos como moradia, alimentação e estrutura digna.” A chapa também defende a valorização de brinquedotecas para mães universitárias.
A Chapa 3 – Canto de Coragem foca na integração entre câmpus, ampliação da permanência e serviços como impressão gratuita. Conforme o coordenador Yago Crema, a proposta é resgatar o histórico de luta do DCE da Unicentro, conhecido nacionalmente pela atuação durante as ocupações de 2016. “Somos um grupo diverso, com estudantes de várias fases e histórias. Apresentamos 30 propostas realistas e nos comprometemos a cumpri-las com diálogo e mobilização.” Transporte, moradia e alimentação também são bandeiras da chapa.
Leia aqui a resposta dos coordenadores na íntegra.
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL
A eleição marca o retorno de uma instância importante para o movimento estudantil na Unicentro. A nova gestão terá mandato de um ano e será responsável por representar a comunidade acadêmica em pautas institucionais e sociais. Confira todas as propostas das chapas nos links: Chapa 1; Chapa 2; Chapa 3.
Leia outras notícias no Portal RSN.