• Por Rogério Thomas
Quatro estudantes que estão concluindo o ensino médio no Colégio Estadual do Campo Benedito de Paula Louro, do distrito de Guairacá, em Guarapuava, foram destaque no último vestibular da Unicentro. As novas acadêmicas assinalam o auxílio dos professores e o apoio dos pais como fundamentais para conquista das vagas.
As alunas Taís, Milaine, Mariel e Bianca são praticamente inseparáveis. Elas estão concluindo o ensino médio no Colégio Benedito, no distrito de Guairacá, este ano. Ainda comemoram a aprovação no vestibular da Unicentro, que fará com que suas vidas tenham uma significativa mudança a partir de 2012.
Seria tudo normal, como as histórias de outros adolescentes, se não fosse o fato de elas estudarem em uma escola pública, distante do centro da cidade, e que, assim como outras escolas e colégios estaduais do interior dos municípios do Paraná, ainda sofre com a falta de estrutura, como biblioteca sem diversificação, internet ineficiente, problemas com transporte escolar, entre outros.
As quatro adolescentes estudam em uma sala com 17 alunos. Dos 17, 08 prestaram vestibular e as quatro foram aprovadas em primeira chamada. Além disso, dois alunos aguardam a segunda chamada, com a certeza que também irão para a Universidade em 2012. Os 09 alunos que não fizeram as provas do vestibular estão no compromisso de fazerem o próximo processo seletivo. As alunas comemoram o fato, pois são poucos os colégios estaduais onde todos os estudantes têm preocupação com um curso superior.
Milaine Poczynek demonstra muita empolgação com o futuro. Ela foi aprovada no curso de Medicina Veterinária, ficando na terceira colocação geral de cotas num universo de 58 candidatos por vaga. “No início meus pais queriam que eu fizesse Agronomia, mas fui persistente e busquei meu sonho. Quero ser veterinária, pois é o que vai me realizar profissionalmente”, afirma confiante. Veterinária, aliás, é o curso que já corre nas veias da família Poczynek. Os dois irmãos mais velhos de Milaine, Mailson e Mateus, que também estudaram no Colégio Benedito, no Guairacá, já fazem o curso. “O Mailson está no quarto ano e o Mateus no segundo. Vou morar com eles ano que vem e tenho certeza que será muito bom poder contar com a ajuda deles, pois muitas dificuldades iniciais serão amenizadas com a experiência que eles já adquiriram”, diz Milaine.
Marieli Zviezykoski é a mais comunicativa das quatro novas acadêmicas. Ela foi aprovada no curso de Pedagogia e já sonha também com Psicologia. “Não podemos parar nunca de estudar. Vou me formar em Pedagogia e trabalhar na área. Mas já foi emendar também Psicologia, pois acredito que as duas profissões se complementam. Cada um de nós é responsável pela construção do futuro que pretende. Não podemos parar nunca de sonhar”, diz ela.
Taís Maria Forte Ciudroski foi aprovada no curso de História e destaca que o apoio familiar é fundamental para que ela possa frequentar a Universidade. “Nenhum dos nossos pais teve a oportunidade de dar sequência aos estudos. Por isso nós sabemos o quanto é importante para eles o nosso ingresso em um curso universitário. É a realização de um sonho deles, mas que eles transferiram para nós”, conta ela.
Bianca Zanona foi aprovada no curso de Química e destaca que a preparação para o Vestibular foi fundamental. “Nós somos conscientes que a estrutura no Colégio é pouca, mas contamos com o apoio fundamental dos professores. Sempre que eles estavam em hora-atividade nós aproveitamos o conhecimento deles para tirar nossas dúvidas. Nos preparamos com o que tínhamos. Nos dedicamos e vencemos esta etapa”, diz Bianca.