22/08/2023
Brasil Educação

Estudantes já podem entrar com recurso contra isenção do Enem negada

Na data se encerra, também, o período para apresentação das justificativas de ausência na edição anterior do Enem

estudante idiomas

Conforme o Inep, na data se encerra o período para apresentação das justificativas de ausência na edição anterior do Enem (Foto: Reprodução/Pixabay)

Estudantes têm até sexta (29) para apresentarem recurso ao pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 negado. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na data se encerra, também, o período para apresentação das justificativas de ausência na edição anterior.

Conforme a Agência Brasil, os resultados das análises dos recursos para pedido de isenção serão divulgados no dia 6 de maio. Dessa forma, para justificar a ausência, o participante precisa observar a opção escolhida como motivo da falta. Conforme citado no anexo I do Edital n.º 14/2022, e anexar a documentação correspondente.

No caso do participante que teve a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 reprovada pelo Inep, é também necessário enviar a documentação que comprove a situação de solicitação de isenção. Os documentos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

De acordo com o Inep, puderam entrar com solicitação de isenção alunos que estão no último ano em escola pública. Os estudantes que fizeram todo o ensino médio em instituições públicas ou que cursaram o ensino médio como bolsistas integrais em escolas privadas também puderam recorrer.

RENDA

Por fim, outra condição para recorrer é que a família tenha renda per capita menor do que o valor equivalente a um salário mínimo e meio. A concessão da isenção ou a aceitação da justificativa de ausência não garantem inscrição na prova. O aluno nessas situações deve fazer a inscrição na página do participante.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.