O Ministério da Educação (MEC) pode aplicar outro exame do Enem para candidatos prejudicados no sábado pelo erro de montagem no caderno de prova amarelo. Em Guarapuava, 3.8 mil estduantes fizeram as provas e enfrentaram problemas de troca de títulos das disciplinas no gabarito. "Na prova as questões estavam numa ordem e no gabarito em outra. Isso confundiu", disse Sara Regina dos Santos. De acordo com a estudante, quando o problema foi detectado, o fiscal da sala avisou o coordenador geral que ligou para Brasília. "Quase uma hora depois nos orientaram que era para preencher o gabarito da forma que estava", disse Sara.
A anulação do exame é uma das possibilidades mais drásticas previstas pelo MEC que prometeu analisar "caso a caso" todas queixas de estudantes, mas só será adotada em última hipótese. De acordo com O Estadão, pelo balanço oficial, cerca de 20 mil alunos receberam cadernos com problemas, mas a maioria conseguiu trocá-los. Dessa forma, a estimativa é de que o número de candidatos com direito à nova prova seja bem inferior de aproximadamente 2 mil.
SITE
A partir desta quarta-feira (10) o Inep vai disponibiliza uma página online para os estudantes pedirem a correção invertida das provas do sábado por causa da troca do cabeçalho do cartão-resposta. O prazo para o preenchimento do requerimento vai até o dia 16 de novembro, segundo ele. O anúncio foi feito , Joaquim José Soares Neto, presidente do Inep.
Soares Neto afirmou que o Enem 2010 foi um “sucesso”. “Missão cumprida”, disse. Para ele, os episódios dos erros de impressão e montagem das provas e de impressão do cartão-resposta não abalaram a credibilidade do exame.