22/08/2023



Geral Paraná

Estudantes refugiadas da Ucrânia visitam Assembleia Legislativa do Paraná

imagem-114603

Da Redação, com Assessoria 

A guerra civil no Leste da Ucrânia por alguns dias ficará distante na mente de duas estudantes daquele país que estão em visita ao Brasil. Mariia Chestyna e Valeriia Havrylenko já passaram por Foz do Iguaçu e nesta quarta feira (06) puderam conhecer a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), onde foram recepcionadas pelo presidente Ademar Traiano (PSDB) e pelo deputado Péricles de Mello (PT), que é secretário do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (ConPaz).

A visita delas fez parte de uma campanha promovida pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB). A campanha Escoteiros pela Ucrânia existe há dois anos e realiza um trabalho de arrecadação de recursos para a aquisição de material escolar destinado aos estudantes ucranianos, que em razão da guerra civil, precisaram se refugiar, com seus familiares, em outros locais do país.

A ação, segundo o vice-presidente nacional da UEB, Oscar Palmquist, já alcançou 855 crianças refugiadas de nove cidades ucranianas. Além de possibilitar que esses jovens continuem estudando, a campanha também propicia momentos de confraternização e integração junto às novas comunidades, onde essas famílias se refugiaram.

Entre os mais de oitocentos estudantes, foi realizado um concurso de redação com o tema “Paz”. As duas estudantes foram as vencedoras e como prêmio ganharam a viagem ao Brasil. “São meninas brilhantes que praticamente não tem mais os seus lares, brinquedos, roupas, e vieram para o Brasil trazer uma mensagem de paz e esperança, não só de agradecimento aos escoteiros do Brasil”, disse Oscar, durante a sessão plenária.

Acompanharam as estudantes na visita à Alep, o cônsul honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski; o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk; e o diretor da empresa Dniprógold, Sérgio Maciura.

As estudantes visitarão ainda a cidade do Rio de Janeiro e Aracruz, no Espírito Santo, onde participarão da 14ª Aventura Nacional Sênior, um evento de diversão e amizade para jovens entre 15 e 17 anos, promovido pela UEB.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo