22/08/2023
Brasil Política

Estudo jurídico mostra que Lula pode ser candidato mesmo diante de condenação

imagem-144192

Da Redação

Curitiba – Um dos mais respeitados advogado na área de Direito Eleitoral, Luiz Fernando Casagrande Pereira, assegura: a pré-candidatura de Lula à reeleição em 2018, poderá acontecer, mesmo que o ex-presidente seja condenado em segunda instância e até mesmo que mesmo que o STJ e o STF não concedam liminar para suspender a inelegibilidade, oriunda da sentença.

De acordo com estudo feito pelo advogado, o PT poderá registrar a candidatura de Lula em agosto, independente de qualquer condenação criminal.

O argumento de Pereira é que entre a impugnação e o afastamento de Lula da campanha há uma enorme distância. “Se todos os prazos para o julgamento forem cumpridos no TSE, o eventual afastamento só ocorreria em 12 de setembro. Neste intervalo de um mês, Lula já estaria em plena campanha”.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.