22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Etapa de obras da XV de Novembro deve finalizar no fim do mês

A primeira etapa deve acabar ainda em setembro. O trecho deve receber um novo pavimento, paisagismo e quiosques

obras na XV (Foto: Acig)

Não é segredo para ninguém que a rua XV de Novembro vai estar de ‘cara’ nova em breve. Mas até lá, a população enfrenta o trânsito bloqueado e as obras na via principal de Guarapuava. Isso está prestes a terminar, pois uma etapa das obras tem previsão de acabar no fim de setembro, de acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu.

O projeto de revitalização da XV de Novembro, que envolve quatro etapas executadas a cada três meses, iniciou em maio deste ano. No entanto, já se passaram quatro meses que está em obras o trecho entre as ruas professora Leonidia e Visconde de Guarapuava, e a Visconde de Guarapuava com a Marechal Floriano. Conforme o secretário, os atrasos ocorreram porque esta é uma fase com diferentes serviços que demandaram mais tempo.

Esta, que nós estamos executando envolve toda a escadaria e a rampa da Praça 9 de Dezembro. Então, seria uma obra que demoraria um pouco mais que as outras fases. Quando iniciamos essa primeira fase, o empreiteiro teve que ir atrás de fornecedores e pedimos algumas especificações técnicas com relação ao posteamento, aos pavers, pavimento e às canaletas de drenagem. Nós pedimos equipamentos e acessórios, as floreiras e lixeiras, os bancos e os quiosques também definimos em um projeto. O empreiteiro foi atrás de todos esses materiais e nos trouxe para aprovação. Alguns desses materiais nós não aprovamos, o empreiteiro teve que devolvê-los.

OBRAS NÃO DEVEM IMPACTAR NAS VENDAS DE FIM DE ANO

Além disso, a Prefeitura de Guarapuava exigiu que os funcionários que atuassem nas obras fossem da Região de Guarapuava. A empresa vencedora do processo de licitação teve que recontratar os funcionários. A previsão de entrega desta etapa por parte da empresa está para o fim de setembro, mas o todo o projeto tem contrato de 12 meses.

Em seguida, a revitalização passa por mais três etapas com duas quadras cada chegando até a rua Saldanha Marinho, outro grande centro comercial de Guarapuava. Em seguida, os serviços avançam para o lado oposto da XV de Novembro, entre as ruas professora Leonidia e a Xavier da Silva e entre a Xavier da Silva e a Brigadeiro Rocha. A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) se preocupou se as obras podem impactar no período de compras de fim de ano, quando o fluxo na XV de Novembro é maior. O secretário afirmou que haverá uma pausa.

Passando o Natal, o período das boas vendas e  do comércio, e em meados de janeiro, se tudo correr bem, a gente inicia as outras duas etapas que são em direção a Saldanha Marinho. 

A Acig ainda afirmou que pretende enviar um documento pedindo ao Poder Executivo uma compensação. Conforme a entidade, as obras prejudicaram as vendas dos lojistas. No entanto, o secretário argumenta que a revitalização vai atrair mais o público, quando finalizado o projeto.

É importante dizer que em momento algum a rua XV de Novembro ficou interditada. O trânsito de veículos durante as obras é interditado, mas todas as lojas têm o acesso garantido. Não vemos que ninguém ficou prejudicado em função da obra. O que vamos ter após a obra concluída é benefícios para as pessoas que ali têm o comércio, porque o apelo turístico é muito grande. As pessoas vão passear no calçadão e automaticamente já vão verificar as necessidades, fazer compras nas lojas do calçadão, por isso um shopping a céu aberto.

PROJETO

O trecho desta primeira etapa compreende um dos maiores pontos de Guarapuava que vai ter uma nova parte paisagismo, com mais de 100 árvores plantadas. Além disso, haverá conectividade wifi gratuita para a população, centro comercial com seis lojas, cinco quiosques no calçadão, banheiro público e pavimento com acessibilidade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.