22/08/2023

Eu, leitora

imagem-65267

Sou uma leitora. Esta é mesmo uma afirmação sucinta e categórica, fechada em si mesma – afirmo ser leitora sem especificar de que justamente por que: leio revistas novas e velhas, jornais de hoje e de todos os ontens, bulas de remédio, mensagens nos muros, cartas, cartões, bilhetes. Leio contos, blogs, sites de agências internacionais de notícias, fofocas sobre celebridades, revistas de moda [tenho uma queda pela Vogue] resenhas, pesquisas inúteis que não dizem nada, artigos contundentes sobre política, discussões sobre filosofia, leio sinais e tento ler pessoas. Mas meu grande amor, aquele de vísceras e idolatria, é o livro 🙂

Ter um livro em mãos faz imediatamente a humanidade baixar seu volume estridente e o que me fascina de verdade, além de uma cabeça brilhante ter usado sua energia para escolher e combinar palavras a fim de contar uma história e seu talento para torná-la interessante, é a possibilidade de pensar dentro da cabeça de outras pessoas. Vislumbrar que caminhos cogitava tomar o Rei da França em 1324 diante de uma complicada eleição papal, passear pelos anseios de Evita ou de Virginia Woolf, acompanhar a nostalgia do Coronel Aureliano Buendía diante do pelotão de fuzilamento. Este é um dos motivos que torna a literatura tão importante: ela não apenas refina o vocabulário e auxilia na coleta de frases de efeito – literatura faz o leitor pensar diferente. Literalmente. Rá.

A partir de agora, espero fazer deste um espaço de troca e enriquecimento, onde compartilharei opiniões sobre autores, curiosidades e fatos, além de leituras passadas, presentes e previstas.

Li em algum lugar (risada irônica, rs) que se pedir a alguém que fale sobre o objeto de sua paixão, esta pessoa lhe dará o melhor.

Ao falar sobre uma das minhas grandes paixões espero que vocês, em primeiro lugar: leiam – qualquer coisa vale, e então inspirem-se, compartilhem e opinem.

Hasta la vista, babies 😉

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo