A vereadora Eva Schran ocupou a tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira (09) para defender o retorno da gerência do INSS em Guarapuava. A iniciativa é pautada nas várias reclamações de usuários do INSS em relação à demora nos processos administrativos do Instituto. Uma das principais causas dessa morosidade e que a sede executiva é em Ponta Grossa.
De acordo com o chefe da agência de Guarapuava José Lopes Barbosa, a agência de Ponta Grossa absorve a demanda de vários municípios o que dificulta o andamento dos processos.
De acordo com Eva Schran, o que lhe chamou a atenção e também causou preocupação é que se um processo não for homologado em seis meses pela gerência em Ponta Grossa, ele cessa e retroage àa data do pedido. “Esse detalhe acarreta sérios prejuízos ao segurado que já encontra-se em situação de vulnerabilidade pela doença, pela idade ou acidente”, observa a vereadora..
Para reverter essa situação, a vereadora está comprometida em contribuir com esse debate e vai buscar a parceria de prefeitos da região, inclusive daquelas cidades onde não há agência do INSS.
“Vamos buscar apoio para esta causa junto a ministra Gleisi Hoffmann e ao deputado federal Assis do Couto ( PT) que representa a agricultura familiar e já vem demonstrando comprometimento com esse assunto. Vamos procurar o prefeito de nossa cidade. E gostaria desde já contar com o apoio desta Casa de Leis, pois uma Gerência Executiva do INSS em Guarapuava é uma necessidade urgente”, enfatizou.