22/08/2023
Política

Eva lidera comitiva em prol da Secretaria da Mulher

imagem-28360

A vereadora Eva e outras mulheres representantes de diversos segmentos do município de Guarapuava deram mais um passo na luta pela criação da Secretaria da Mulher no município. Representantes do Movimento de Mulheres do Bairro Primavera, mulheres do grupo Soroptimista, do Conselho Municipal da Mulher, do Conselho da Mulher Executiva da ACIG, representante da APP Sindicato e assessoria da vereadora Maria José, lideradas por Eva Schran, foram a Maringá durante a semana em busca do know-how da Secretária da Mulher. A comitiva foi recebida pela secretária Terezinha Pereira, que explicou  a secretaria está organizada, desde a sua criação  há sete anos. "Criamos da Secretaria da Mulher com o objetivo de promover e garantir os direitos da mulher em nossa cidade. Porém não basta apenas criar a Secretaria, é preciso dar condições de trabalho, e para isso é necessário que o gestor seja comprometido com a nossa causa", explicou Terezinha.
Maringá foi um dos primeiros Municípios do País a criar a Secretaria da Mulher (SeMulher). A atuação é feita na formulação e implantação de políticas públicas para a mulher, ao lado da defesa dos seus direitos, ajudando no enfrentamento da violência, do preconceito e outras agressões.

O grupo visitou ainda o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), que possui uma equipe multidisciplinar, assistente social e assessoria jurídica. Foi visitado também, o projeto "Costurando a Cidadania" que proporciona geração de renda e cursos de qualificação às mulheres.

O momento mais esperado pelo grupo foi conhecer a Casa Abrigo, que é destinada ao atendimento de mulheres e crianças vítimas de violência que sofrem riscos. A Casa com mais de 700 metros quadrados, tem capacidade de abrigar mais de 20 pessoas. O endereço e telefone são mantidos em sigilo para que a segurança das vítimas seja preservada. A Casa é reconhecida em nível nacional e desde sua implantação já foram acolhidas diveresas mulheres e crianças que estavam vulneráveis à violência doméstica.
Em seguida, foram convidadas pela Secretária para o café da tarde onde estava presente o presidente estadual do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Valter Viana.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo