Taís Nichelle
Guarapuava – “Guarapuava no Varal”, evento realizado pelo 3º ano de Jornalismo da Unicentro para a disciplina de Comunicação Organizacional, reuniu mais de 60 pessoas na sala multimeios do Sehla, no campus Santa Cruz da universidade, na noite dessa terça (26). A escolha do tema se deve ao fato de Guarapuava ser uma das cidades mais antigas do Paraná e possuir uma grande riqueza histórico-cultural, que muitas vezes é desconhecida pelos próprios habitantes.
Sob a coordenação da professora Cristiele Deckert, “Guarapuava no Varal” abordou as peculiaridades da cultura guarapuavana. A linguagem foi tema da palestra da publicitária Patrícia Siqueira. Já a culinária típica foi comentada pela chef de cozinha Kristiani Borba e a história de Guarapuava ganhou vida com os relatos de Josoel de Freitas, o Seo Tuto, como é popularmente conhecido. Na parte externa, uma exposição fotográfica reuniu alguns dos principais monumentos históricos da cidade, como o casarão construído em 1947, que hoje abriga o Colégio Visconde de Guarapuava.
O obejtivo do evento era aproximar os alunos da prática de uma assessoria de comunicação no mercado de trabalho. Desta forma, o evento foi pensado e organizado pelos alunos. Neste ano os acadêmicos de Jornalismo optaram por uma estratégia diferente, no formato de bate-papo, que contou com a participação do público presente.
Também houve o lançamento das revistas “Pavê” e “Reconto”, ambas produzidas pela turma para a disciplina de Revista Laboratório, coordenadas pela professora Elisa Roseira Leonardi. A revista “Pavê” aborda a gastronomia por um prisma social e a “Reconto” tem como objetivo reconstruir a memória de Guarapuava por meio de quem vivenciou acontecimentos importantes da história da cidade.
Além disso, foram arrecadados agasalhos e alimentos que serão doados para uma instituição de caridade de Guarapuava. Os donativos serão entregues em agosto, após o recesso universitário. Os certificados serão disponibilizados nas próximas semana no site da Unicentro.