A ex-coordenadora do programa Melhor em casa, Maria Theresa Melhem Pellissari desmentiu o prefeito Denilson Baitala e o secretário de Saúde, Marcio Brunsfeld de Oliveira sobre as informações divulgadas em uma coletiva de imprensa nesta sexta (17). Por meio do documento jurídico, ela afirma que a nota dela traz a verdade à tona, desmentindo as inverídicas afirmações feitas pelo prefeito de Guarapuava e o secretário.
Durante a coletiva, o secretário de Saúde afirmou que durante o período de transição, a equipe recebeu demandas. E quando a nova gestão assumiu, ele constatou ‘in loco’ as deficiências do Programa Melhor em Casa. De acordo com o secretário, a nova equipe não teve acesso ao drive ou a plataforma com os dados do programa. “Não tínhamos acesso ao drive, a plataforma onde eram registrados os pacientes, os estoques, as entradas e as saídas. Para a nossa surpresa, esse drive estava vinculado a um e-mail particular de quem coordenava essa unidade de atendimento. Tomamos as medidas cabíveis. Registramos Boletim de Ocorrência com relação a isso porque a equipe que está lá hoje, ela não sabe quem eram os pacientes, não tiveram acesso.”
Além disso, o secretário afirmou que teve acesso a estoques zerados, principalmente das dietas especiais. Assim como, a nova gestão não tinha conhecimento de quem recebia as fraldas.
Estamos tendo agora porque os pacientes que eram usuários estão chegando até a unidade, então a equipe está restabelecendo os prontuários, evolução de pacientes era prontuário manual, deixava-se lá. A coordenadora, no e-mail pessoal, no drive dela, fazia a evolução desses pacientes. Hoje, com toda a tecnologia que temos, é inconcebível esse tipo de atitude. Isso tudo a gente está levantando com relatórios, um procedimento já aberto. Então, com relação a isso, temos ainda um problema.
RESPOSTA DA COORDENADORA
Em contrapartida, a coordenadora afirmou por meio da nota oficial que nenhum dado do Departamento de Atenção Domiciliar, ao qual o Programa Melhor em Casa é integrante, foi deletado, como afirmado na coletiva de impresa. Além disso, ela declarou que nunca houve a utilização de um e-mail particular para armazenamento de dados dos pacientes. Isso porque, segundo ela, todos os dados dos pacientes estão regularmente inseridos no Sistema de Gestão FastMedic. Conforme ela, essa informação difere do que o secretário afirmou na entrevista.
Nunca houve evolução “manual” de pacientes, pois desde 2009, a Secretaria de Saúde utiliza o Sistema de Gestão FastMedic para armazenamento e controle de tais dados, sendo tal afirmação mais uma inverdade divulgada pelo Ilustríssimo Secretário de Saúde, senhor Marcio Brunsfeld de Oliveira. Todos os dados, de todos os pacientes do Departamento de Atenção Domiciliar, foram disponibilizados para a nova gestão, tanto em planilhas impressas (pacientes ativos) e planilhas digitais (pacientes inativos ou em
fila de espera), através do aplicativo Google Drive, sendo que os e-mails e senhas foram informados tanto para o próprio Ilustríssimo Secretário de Saúde, senhor Marcio Brunsfeld de Oliveira, quanto para a assessoria.
Além disso, a coordenadora da antiga gestão declarou que as planilhas citadas pelo secretário contém dados do Sistema de Gestão FastMedic. A plataforma possui informações detalhadas de forma didática, organizada e de fácil acesso. A ex-coordenadora Maria Theresa também relatou que a antiga gestão do Departamento de Atenção Domiciliar, desde o início de novembro de 2024, tentou fazer a transição do Departamento para a nova gestão. “Todavia, apesar de ter sido agendada por três vezes, o atual secretário de Saúde não atendeu aos pedidos de reunião para transição realizados pela antiga gestão, tão pouco realizou visitas ao Departamento de Atenção Domiciliar para realizar a devida e necessária transição.”
ESTOQUES ZERADOS
No mesmo documento, Maria Theresa ainda faz questão de citar sobre os “estoques zerados” que o secretário de Saúde, Marcio Brunsfeld de Oliveira pontuou na entrevista. Ela afirma que ele falta com a verdade, uma vez que os insumos necessários para o funcionamento de todos os programas do Departamento de Atenção Domiciliar estavam disponíveis à toda população.
Em seguida, ela informou que está aguardando a confirmação de dia, horário e local para a reunião com o prefeito Denilson Baitala, para garantir a defesa. “Por fim, independentemente das injúrias, difamações e calúnias as quais estou sendo vítima, desejo sucesso à nova gestão, esperando que dediquem os esforços no pleno atendimento da população de Guarapuava.”
No fim, da entrevista coletiva, o prefeito Denilson Baitala ainda ressaltou que o pronunciamento não ocorreu para prejudicar ninguém e afirmou ao secretário que vai trabalhar para resolver as questões.
Foi muito bom esse teu esclarecimento, Marcio, para deixar bem claro, que se foi feito para me prejudicar, vou trabalhar para resolver, nós vamos trabalhar para resolver. E está prejudicando aqueles que precisam e a população do Guarapuava. E a população pode ter consciência que esses quatro anos eu vou trabalhar em benefício e em prol da população do Guarapuava.
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