22/08/2023
Segurança

Ex-prefeito de Cantagalo foi preso na divisa entre o Paraná e São Paulo

O ex-prefeito de Cantagalo João Konjunski, que estava com a prisão preventiva decretada há cerca de um ano, mas encontrava-se foragido, foi preso e já se encontra na cadeia de Laranjeiras do Sul. O ex-prefeito foi preso durante uma barreira feita pela Polícia Rodoviária Estadual na divisa entre o Paraná e São Paulo, ontem, quarta-feira (06). Ele foi levado para Laranjeiras do Sul no mesmo dia.

De acordo com o delegado chefe da 2ª Subdivisão Policial de LS, Adriano Chohfi, Konjunski é mandante do crime contra a sua ex cunhada, Adriana da Cruz da Luz, a Drica, ocorrido em 2010. Ela foi assassinada com dois tiros na cabeça. O irmão de João, Pedro Konjunski Sobrinho e Guilherme Tomé de Freitas, também autores do crime, continuam foragidos.

Adriana foi morta e o seu corpo encontrado numa cova, perto da Toca do Leão, espaço de lazer que existe em Laranjeiras do Sul. Adriana desapareceu em 25 de junho de 2009 após deixar a filha na escola. Para despistar a polícia, o carro da vítima foi abandonado no aeroporto de Rio Bonito do Iguaçu. Segundo a polícia, o assassino voltou para Laranjeiras do Sul de ônibus, e à noite.

Este não foi o primeiro crime cometido pela quadrilha. No dia 10 de novembro de 2009, Konjunski foi preso pela primeira vez. Junto com ele também foram detidos o ex-vereador Ponciano de Assis Abreu, Jorge Konjunski, Guilherme Tomé e Miguel Volochen. Eles foram presos em flagrante após dois anos de investigações sob a acusação de formação de quadrilha, formação de bando armado, receptação e posse de munições e materiais explosivos. Junto com eles foram apreendidos um revólver 38, detonador e estopim, uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 36, uma carabina 22, uma pistola 380 e grande quantidade de munições. No dia 23 de novembro do ano passado, o GAECO realizou buscas numa propriedade rural, situada na localidade de Campo das Crianças, município de Virmond. Uma denúncia dizia que o grupo tinha escondido armas de fogo. A propriedade que pertence a Nelson Jachinski, sogro de um dos irmãos Konjunski, foi vistoriada pelos agentes que encontraram no interior de uma das residências 04 quatro armas de fogo, sendo estas, três rifles semi automáticos calibre 22, duas destas fabricadas nos Estados Unidos e adquiridas de forma ilegal e uma espingarda calibre .36, marca CBC, além de duas caixas de munição calibre 22 e alguns cartuchos para espingarda calibres 32,38 e calibre 12.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.