O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, morreu nesta terça (13), aos 89 anos. Yamandú Orsi, atual presidente uruguaio, confirmou a informação. A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente.
Em abril de 2024, Mujica revelou que os médicos diagnosticaram um tumor no esôfago durante um check-up. Além disso, ele já enfrentava uma doença autoimune que afetava os rins, dificultando a utilização de tratamentos mais agressivos. No início de 2025, ele anunciou que o câncer havia se espalhado pelo corpo e, devido à idade avançada e ao estado debilitado de saúde, ele não poderia se submeter a cirurgia ou quimioterapia.
TRAJETÓRIA POLÍTICA
José Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, período em que ganhou notoriedade internacional por um estilo de vida simples e discurso voltado à igualdade. Antes disso, teve uma longa trajetória política. Foi militante do Movimento de Libertação Nacional ‘Tupamaros’, um grupo de esquerda que lutou a fim de acabar com a ditadura uruguaia (1973-1985), período em que Mujica chegou a ser preso por mais de uma década.
Após a redemocratização, construiu uma carreira política no sistema democrático. Atuou como deputado, ministro da Agricultura e, posteriormente, senador.
*Por Kayla Lima (estagiária), com supervisão de Cristina Esteche.
Leia outras notícias no Portal RSN.