sábado, 3 de mai. de 2025
Brasil Política

Ex-presidente Fernando Collor é preso por condenação na Lava Jato

A prisão aconteceu às 4h desta sexta (25), em Maceió. O ex-presidente foi condenado a 8 anos e 10 meses por corrupção e lavagem de dinheiro

Ex-presidente Fernando Collor é preso por condenação na Lava Jato (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

 O ex-presidente Fernando Collor de Mello acabou preso na madrugada desta sexta (25) em Maceió. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, rejeitou os recursos da defesa contra a condenação a 8 anos e 10 meses de prisão em um desdobramento da Operação Lava Jato. Sendo assim, Moraes determinou a prisão imediata de Collor e o início imediato do cumprimento da pena.

Os policiais o prenderam no aeroporto de Maceió quando ele se preparava para embarcar para Brasília. De acordo com o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, o ex-presidente continuará preso na superintendência da Polícia Federal (PF) em Maceió até que o STF defina o local para cumprimento da pena.

A condenação de Collor ocorreu em 2023 por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de receber R$ 20 milhões em propinas por negócios da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, entre 2010 e 2014. Na decisão dessa quinta (24), Moraes afirmou que os recursos apresentados pela defesa de Collor tinham caráter “meramente protelatório”.

Por fim, a pedido de Moraes, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, marcou uma sessão em plenário virtual para esta sexta, das 11h às 23h59, para que os ministros analisem a decisão individual. Enquanto isso, a ordem de prisão segue em vigor.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.