22/08/2023
Brasil Paraná Política

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa a prisão em Curitiba

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixa a carceragem da Polícia Federal. E na sequência, viaja para São Bernardo do Campo

lula sai

Lula deixou a prisão depois de 580 dias na carceragem da PF em Curitiba (Foto: Reprodução/G1)

No fim da tarde desta sexta (8), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Conforme informações do Portal Bem Paraná, Lula obteve a liberdade após decisão do juiz da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, Danilo Pereira Júnior, que acatou nesta sexta (8), o pedido da defesa e determinou que fosse liberado após 580 dias preso.

Lula passa a ter o direito de recorrer em liberdade da pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias a que foi sentenciado no caso do tríplex do Guarujá. Isso porque, a decisão toma com base entendimento tomado ontem (7) pelo Supremo Tribunal Federal, por 6 votos a 5.

Assim, a decisão considerou inconstitucional a prisão após condenação em segunda instância, determinando que o cumprimento da pena só pode ocorrer após o julgamento de todos os recursos em trânsito julgado.

Após a decisão do STF, os advogados de Lula protocolaram o pedido de libertação imediata do ex-presidente. Assim que foi solto, Lula caminhou para a vigília onde manifestantes se concentravam desde o início da manhã. Em seguida, ele deve viajar para São Bernardo do Campo (SP), onde mantém residência.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.