22/08/2023
Em Alta Região Segurança

Ex-vereador e professor é denunciado por abuso sexual de 7 alunos

Professor de 47 anos, que lecionava desde 2003, é considerado foragido. A irmã dele, ex-diretora da escola, também foi denunciada por omissão e conivência

MPPR (Foto: Divulgação/Ministério Público)

O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou criminalmente o professor da rede estadual de ensino e ex-vereador do município Hélio de Mello (PL), de 47 anos, por estupro de vulnerável e outros crimes sexuais contra sete adolescentes. Mello presidia a Câmara Municipal de Irati, e renunciou ao mandato no último dia 9 de setembro. De acordo com o MP, as vítimas, com idades entre 11 e 17 anos, eram alunos do denunciado. O MP formalizou a denúncia nessa terça (7), e o acusado é considerado foragido.

Conforme as investigações, os crimes ocorreram de forma continuada entre 2017 e 2024. O professor, que atuava na rede pública desde 2003, teria se aproveitado da da posição para cometer os abusos, que aconteciam tanto nas dependências do colégio onde lecionava Educação Física quanto fora do ambiente escolar. A apuração indica que ele oferecia presentes e pagamentos em troca de encontros ou do envio de fotos íntimas das vítimas.

A irmã do acusado, que atuava como diretora na mesma instituição de ensino, também acabou denunciada. Conforme o MPPR, ela tinha conhecimento de parte dos abusos e não tomou nenhuma providência, sendo acusada de omissão.

INVESTIGAÇÕES

As investigações tiveram início em 5 de agosto deste ano, após o Conselho Tutelar de Irati receber uma denúncia anônima sobre os abusos sexuais cometidos pelo professor contra alunos do sexo masculino. A partir daí, formou-se uma força-tarefa que uniu o Conselho Tutelar, a Promotoria de Justiça, as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, o Núcleo Regional de Educação e a Delegacia de Polícia Civil.

A denúncia enumera 28 fatos relacionados aos crimes praticados. O professor e ex-vereador responderá pelos crimes de estupro de vulnerável, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente. E ainda, favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, importunação sexual e assédio sexual.

A irmã dele acabou denunciada pelos crimes de prevaricação e assédio sexual e favorecimento da exploração sexual de adolescentes. Estes dois últimos na modalidade omissiva. Por fim, o processo tramita sob sigilo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.