22/08/2023

Exercício Físico com jogos virtuais para idosos*

imagem-102512

Por Audrin Said Vojciechowski, Jarbas Melo Filho, Leon Martins Boava, Natália Boneti Moreira, Susana Fávaro, Anna Raquel Silveira Gomes

O interesse dos idosos em realizar exercício físico tem crescido nos últimos anos. A ampla divulgação dos benefícios à saúde proporcionados com a realização contínua de exercícios tem sido um dos fatores que mais motivam a iniciar tal prática. Contudo, poucas são as formas de exercícios que os idosos aderem, dificultando a manutenção de um estilo de vida mais saudável.

Com o avanço da tecnologia, os idosos têm mostrado cada vez mais interesse na utilização destes recursos, entre eles, os videogames ativos, para a melhora da sensação de bem-estar, saúde e qualidade de vida. Os videogames ativos podem ser caracterizados como sendo jogos que baseiam-se nos movimentos corporais para a realização das atividades propostas em cada jogo. Na história dos videogames, poucas foram as associações positivas entre a prática e os benefícios à saúde. Antigamente, os videogames estavam relacionados ao comportamento sedentário, principalmente de crianças e adolescentes. Entretanto, essa nova geração dos games, utilizando-se de movimentos físicos amplos para interagir dentro do jogo, tem despertado o interesse também dos idosos.

Alguns estudos já mostraram que a prática dos jogos virtuais acarreta benefícios, como: melhora do equilíbrio, da mobilidade corporal, cognição e condicionamento físico. Assim, ao realizar esta prática, o idoso pode melhorar seu desempenho nas atividades do dia-a-dia e sua memória. Diante disto, o games também estão sendo utilizados na reabilitação de funções motoras após acidente vascular encefálico (derrame), doença de Parkinson, entre outros, além de promover e estimular a atividade física para o público geral.

Ainda não está definido na literatura científica a frequência semanal, o tempo correto, a intensidade e o tipo de jogo mais apropriado para a prevenção e tratamento das disfunções musculoesqueléticas. Porém, estudiosos recomendam seguir a prescrição de exercícios proposto pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte, sendo esta a prática de 150 minutos/semana de atividade, com exercícios de intensidade moderada, ou seja, 5 vezes por semana com duração de 30 minutos de atividade.

Deve-se salientar que não há evidência de que a prática dos jogos virtuais substitui o treino orientado por um Profissional de Educação Física ou Fisioterapeuta. Adicionalmente, estes jogos podem ser utilizados como método auxiliar de realização de exercício físico, o qual pode proporcionar a promoção da saúde, entretenimento, forte aliado ao abandono do estilo de vida sedentário e tratamento de doenças musculoesqueléticas

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo